Visão computacional no setor automotivo: como melhorar sua eficiência e produzir mais
O ano de 2024 começou bastante positivo para o setor automotivo brasileiro. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os primeiros quatro meses do ano ficaram marcados por um aumento significativo na venda de veículos.
Hoje você vai descobrir como a visão computacional impacta a eficiência das linhas de produção no setor automotivo, permitindo que as fábricas atendam toda essa demanda. Confira!
CASE: Sistemas de Visão WEG nas indústrias automobilísticas
Para garantir que todos os veículos produzidos em uma fábrica sejam entregues cumprindo os mais altos padrões de qualidade, é preciso que seja aplicado um conjunto de fatores e tecnologias de excelência em seus processos diários.
É nesse conjunto que entra o Sistema de Visão Computacional WEG, construído para oferecer soluções avançadas de inspeção e monitoramento que melhoram a qualidade e a eficiência dos processos de produção de veículos.
Entre diversas aplicações possíveis, hoje você vai conhecer um estudo de caso de visão computacional no setor automotivo para a verificação de Pinos Tucker.
O que é um Pino Tucker?
Um Pino Tucker é um componente essencial na montagem de veículos, utilizado para unir painéis e peças de carroceria de maneira segura e eficiente.
Esse pino de fixação, também conhecido como pino de solda, é aplicado por meio de um processo de soldagem por resistência que assegura uma conexão forte e durável entre os componentes metálicos do veículo.
Sua principal função é garantir a integridade estrutural da carroceria, proporcionando maior rigidez e resistência ao conjunto, o que contribui diretamente para a segurança, a durabilidade e o desempenho do veículo.
O desafio da montadora
Uma grande montadora enfrentava problemas com a ausência de Pinos Tucker, gerando paradas na linha de produção. Quando um robô encontra algum problema durante a operação, existe o risco de os pinos não serem soldados corretamente.
Isso pode resultar em uma parada na linha de produção, causando atrasos significativos e impactando negativamente a eficiência e a produtividade da fábrica.
Aplicação da solução WEG com visão computacional no setor automotivo
Nesse caso, foi aplicado um Sistema de Visão Computacional WEG composto pelo Sistema de Visão SENS-CVU, que é um conjunto de CPU de visão aliado a um sensor ótico externo para controle de processos críticos.
O sistema é capaz de fazer leituras e processamento de imagens por meio de Inteligência Artificial e visão computacional, executando algoritmos desenvolvidos na plataforma MVISIA EDGE.
Neste exemplo, mostramos como essa aplicação funciona na prática e quais são os benefícios que ela pode trazer para o seu processo produtivo.
Objetivo da aplicação de visão computacional
Diante do desafio enfrentado pelo cliente, o objetivo dessa aplicação era garantir a presença e informar a ausência dos Pinos Tucker soldados pelo robô. A identificação dos Pinos Tucker consiste em:
- Verificar a presença e a ausência dos pinos soldados pelo robô.
- Inspecionar 10 pontos de solda.
- Analisar o alinhamento e a integridade dos pinos.
Resultados alcançados com a Visão Computacional
A título de curiosidade, essa aplicação para verificar a presença e a ausência de Pinos Tucker soldados por um robô envolveu a inspeção de 10 pontos, mas, na verdade, foram 31 pontos de solda, todos feitos com um único Sistema de Visão WEG, e os resultados foram surpreendentes para o cliente.
Aumento da qualidade
A inspeção de múltiplos pontos de solda assegura que todos os pinos estejam corretamente soldados, garantindo a qualidade do produto.
Redução de paradas na produção
A detecção precoce de falhas na soldagem evita paradas inesperadas na linha de produção, melhorando a eficiência dos processos. Com a inspeção automatizada, o tempo gasto na verificação manual é reduzido, além de diminuir os custos associados a retrabalhos, paradas inesperadas e manutenção.
Confiabilidade
Ficou claro para o cliente que o uso de visão computacional no setor automotivo aumenta consideravelmente a confiabilidade do processo de inspeção, reduzindo a margem de erro humano ou falha de processo automatizado.
• Leia outro caso de sucesso: Como a WEG Digital Solutions usou a visão computacional para melhorar o controle de qualidade de borrachas no setor automotivo
Composição do Sistema de Visão Computacional da WEG
O Sistema de Visão Computacional da WEG é composto por:
Câmera MV-SENS
É o dispositivo responsável pela captura das imagens. As câmeras utilizadas pela WEG são de alta resolução, garantindo a qualidade das imagens mesmo em ambientes com pouca luz.
Computador de Visão MV-CVU
A MV-CVU é um dispositivo compacto, robusto e de alto desempenho que executa o software e armazena os dados coletados.
Software de Inteligência Artificial ClassifierEdge
É o software embarcado que recebe as imagens da câmera e analisa se está tudo em conformidade com os padrões esperados. É uma plataforma de Visão Computacional desenvolvida pela WEG que permite a configuração, a execução e o monitoramento das aplicações de modo simples e em poucos cliques.
Gostou deste estudo de caso de visão computacional no setor automotivo? Entre em contato com a equipe de especialistas WEG e receba seu orçamento.
- Confira também: Benefícios da digitalização na montagem da indústria automotiva
Sobre a WEG
Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros.
A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 15 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 40.000 mil colaboradores distribuídos pelo mundo.
Em 2023, a WEG atingiu faturamento líquido de R$32,5 bilhões, destes 52,9% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.
Leia também
Agrolatina alcança ROI de 100% com solução de gestão de ativos WEG
Fundada em 2001, a Agrolatina é uma indústria agrícola peruana, com foco na fruticultura, produzindo uvas de mesa, abacate e romã para os mercados nacionais e...
Como a WEG otimizou 25% de horas mensais de trabalhos manuais com a Plataforma IoT WEGnology®
O departamento de Manutenção da WEG desenvolveu uma aplicação inovadora na Plataforma IoT WEGnology® (PIW), que fornece insights sobre a necessidade de troca de óleo de...
Empresa de saneamento evita desabastecimento de 217 mil famílias com solução de gestão de ativos da WEG
Uma empresa de saneamento, fundada na década de 70, é uma sociedade de economia mista com o governo estadual como acionista majoritário. Responsável pelo abastecimento de...