Nos dias 25 e 26 de maio o SENAI em parceria com a WEG promoveu o Grand Prix (GP) de Inovação, uma competição em que estudantes precisam pensar em soluções para desafios da indústria, propostos por empresas parceiras.
O evento aconteceu no Instituto SENAI, em Jaraguá do Sul (SC), e foi composto por mais de 70 estudantes, do CentroWEG, da área de TI divididos em dez equipes. Essas equipes foram desafiadas pela WEG a desenvolver duas dinâmicas envolvendo a implementação de um sistema de monitoramento de temperatura para a indústria utilizando a plataforma IoT WEGnology. O primeiro desafio foi o de captar dados de temperatura de um kit equipado com sensores PTC, esses dados deveriam ser publicados via internet e depois apresentados em formato de dashboard na plataforma WEGnology para a indústria 4.0.
Após a conclusão dessa etapa, os participantes foram desafiados a fazer a implementação de um sistema inovador capaz de detectar variações na medição dos sensores, identificando distúrbios e enviando alarmes através de e-mail, SMS ou utilizando um aplicativo de mensagens, considerando requisitos como segurança e confiabilidade da informação.
Dessa forma, a dinâmica proposta foi simular um ambiente industrial onde o usuário pode ser capaz de monitorar a temperatura de operação de seus motores ou maquinários, podendo ser alertado em casos de superaquecimento ou até realizar manutenções preditivas, baseando-se nas mudanças de temperatura de seus equipamentos.
As equipes tiveram um prazo de 16 horas para concluir os desafios, devendo considerar o grau de inovação e metodologias eficazes para a solução dos problemas. Cada grupo teve de apresentar um Pitch de três minutos para uma banca examinadora, composta por uma equipe de especialistas da WEG e do SENAI, onde os critérios avaliados foram a inovação da solução proposta, a eficiência da solução do problema e a dinâmica da apresentação.
As três primeiras colocadas receberam uma premiação da WEG juntamente com uma viagem para conhecer o Parque de Inovação Tecnológica de Florianópolis - Sapiens Parque, em parceria com o FIESC/SENAI. Vale ressaltar que todos os grupos tiveram êxito no desenvolvimento da dinâmica e foram capazes de implementar uma solução para o problema proposto de forma eficiente e funcional, através da WEGnology.