“Estas máquinas atenderão ao nosso curso com a máxima eficiência por pelo menos duas décadas”. Essa é a estimativa do chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica (EEL) da UFSC, Fernando Mendes de Azevedo, com relação aos equipamentos instalados no Laboratório de Máquinas Elétricas e Acionamentos Elétricos. A solenidade de inauguração do espaço acontecerá na próxima quarta-feira, 13 de maio, às 16 horas, no hall do Prédio da Engenharia, localizado no Centro Tecnológico (CTC), com a presença de representantes da WEG.
O maquinário doado é composto por três conjuntos iguais, cada um com três máquinas elétricas distintas que podem ser acopladas entre si para a realização de diferentes experiências. Além disso, foram doados também um conversor de frequência e um transdutor de torque para cada um dos conjuntos.
“Nossa expectativa é que os alunos tenham contato com equipamentos amplamente aplicados na indústria, como motores e conversores de frequência, e que tenham a oportunidade de analisar, na prática, o comportamento dessas máquinas”, explica Sebastião Lauro Nau, gerente do Departamento de Pesquisa e Inovação Tecnológica da WEG.
A vida útil das máquinas utilizadas pelos alunos em aulas práticas desde que o laboratório do curso foi criado, há mais de 40 anos, chegou ao fim em 2011, e os fabricantes dos antigos equipamentos não foram localizados. Um grupo de professores iniciou, então, os contatos com a empresa, que produziu os equipamentos de acordo com as especificidades relatadas. O espaço físico e as instalações elétricas foram adaptadas pelos técnicos da Universidade.
Cursos de Engenharia Elétrica no Brasil e no exterior utilizam diferentes estratégias para viabilizar as disciplinas práticas da área. Três abordagens principais foram avaliadas pelos professores do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica: bancadas experimentais, fornecidas por empresas especializadas e constituídas por pequenos motores elétricos, softwares de simulação e máquinas reais, modificadas para ensino e experimentação. Esta última é a metodologia adotada no curso da UFSC. “Um dos diferenciais do nosso curso em relação a outras universidades é que os nossos alunos sempre estudaram em máquinas reais, como aquelas que vão encontrar em sua vida profissional”, afirma Azevedo.
As reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco participarão da cerimônia, assim como representantes da Direção do CTC, do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica e da WEG.