Em 2004 a WEG adquiriu a planta industrial em São Bernardo do Campo/SP para fazer frente a expansão da produção de motores elétricos de grande porte e geradores. Após um período de forte crescimento e expansão no mercado externo, com a instalação de uma fábrica na Índia em 2010 e aquisição da fábrica da Electric Machinery nos Estados Unidos em 2011, nos últimos anos a planta em São Bernardo do Campo passou por uma completa reestruturação para se tornar um centro de excelência em reparo e manutenção de motores elétricos de grande porte e geradores.

A oficina conta com 24.697 m² de área construída e mantém todos os equipamentos antes utilizados para a fabricação de produtos novos, para fazer reparo e manutenção de motores e geradores usados.

Francisco Freire, gerente da oficina em São Bernardo do Campo explica que a WEG busca atender um mercado crescente e exigente por respostas rápidas. “A oficina da WEG mantém todas as características de uma fábrica, com equipamentos adquiridos recentemente, corpo de engenharia dedicado a recuperação de máquinas elétricas e equipe de oficina com conhecimento e experiência em máquinas elétricas girantes. Isso é um grande diferencial, pois traz uma resposta muito rápida na execução dos serviços e, como a tecnologia utilizada na execução dos serviços é a mesma da fabricação de equipamentos novos, garante uma excelente performance da máquina recuperada”, destaca.

Outro fator destacado por Francisco é a localização da oficina e a facilidade de acesso. “É uma oficina que está localizada próxima a um grande centro industrial, onde podemos encontrar diversos componentes necessários na execução dos serviços com relativa facilidade e rapidez. Outra vantagem é que está centralizada geograficamente no Brasil, facilitando o transporte até a oficina, e próximo a uma grande rodovia, o que facilita demais o acesso”.

Com isso, a WEG quer atender a demanda crescente em reparo e manutenção. Para Claus Weissenstein, chefe de vendas de Serviços da WEG, o momento econômico mostra-se tímido para investimentos em novas plantas industriais e as plantas existentes precisam operar por mais tempo. “Há uma necessidade de manter as plantas atuais operando por mais tempo sem paradas ocasionadas por alguma falha. Mesmo com uma manutenção preditiva bem feita, falhas podem ocorrer. Neste sentido, a WEG se preparou para dar respostas rápidas tanto para manutenção preditiva ou nos casos de parada de máquina”. Também destaca a especialização da oficina: “Queremos atender principalmente aqueles casos onde não tem um assistente técnico WEG próximo da planta do cliente. São máquinas de maior porte, geralmente acima de 1.000 kW, ou que exigem recertificação, como nos casos de recuperação de máquinas Ex”, finaliza.

Na oficina em São Bernardo do Campo são oferecidos serviços de revisão, recuperação e repotenciação de máquinas elétricas de médio e grande porte, inclusive de outras marcas, como motores elétricos de corrente contínua, motores elétricos de indução trifásicos (gaiola ou anéis, baixa, média ou alta tensão), motores síncronos (com ou sem escovas, baixa, média ou alta tensão), compensadores síncronos rotativos, turbogeradores, hidrogeradores, aerogeradores entre outros.