Com o objetivo de permitir uma avaliação geral sobre as perspectivas para os próximos anos para o setor de tintas e, conseqüentemente, para toda a cadeia produtiva, o 3º Fórum Abrafati da Indústria de Tintas, promovido pela própria Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, contou com uma programação que iniciou com temas econômicos, abordou a indústria do petróleo em especial, permeou pelos mais variados segmentos de mercado e finalizou com a palavra dos fabricantes.
Em sua apresentação, o diretor da unidade de Tintas da WEG, Reinaldo Richter, colaborou com a voz do Fórum sobre o mercado industrial, assim como os demais segmentos, que deverá experimentar forte retração nos próximos 6 meses. “Isso se dará em função da desaceleração da economia doméstica, adequação dos estoques, estrutura e negociação de preços das MPs. Entretanto, também acreditamos que já no segundo trimestre de 2009 haverá crescimento”, disse.
“O Fórum no fornece importantes subsídios para o planejamento e a tomada de decisões. Em um período de mudanças na economia mundial como o atual, esta é uma oportunidade única, obrigatória, para todos empresários ligados ao setor de tintas”, afirma Dilson Ferreira, presidente executivo da Abrafati.
Uma das conclusões do evento foi a de que o desenvolvimento deve levar em conta quatro preocupações básicas: aprimoramento tecnológico, proteção ambiental, capacitação profissional e competitividade.
“Compartilhar conhecimentos e avaliações do cenário atual com os presentes, certamente contribui para que todos tenham uma visão mais clara do ambiente de negócios e dos desafios que nos esperam em 2009 e nos anos seguintes”, finaliza Ferreira.