A WEG, uma referência da Indústria Nacional no fabrico de Motores Elétricos, Projeto e Implementação de Soluções de Automação, Energia e Serviços, tem na sua génese uma preocupação muito acentuada com a Responsabilidade Social.
Com duas unidades industriais em Portugal, uma na Maia e outra em Santo Tirso, a WEG procura manter um bom relacionamento e apoiar as comunidades em que se insere, envolvendo os seus Colaboradores neste espírito de ajuda.
Se é verdade que 2020 foi um ano atípico, onde ações que a WEG já dinamizava habitualmente, como as campanhas de Dádiva de Sangue, promovidas em parceria com o Instituto Português do Sangue, não puderam ser realizadas, surgiram várias outras ações mesmo em cenário de pandemia.
Respondendo rapidamente ao apelo da comunidade, em altura do confinamento de Março e Abril de 2020, a WEG doou material informático à QPI - Qualificar para Incluir, uma IPSS reconhecida como Entidade de Utilidade Pública, que desde 2001 acompanha cerca de 450 famílias em situação de carência e elege como frente de intervenção a qualificação escolar e profissional de crianças, jovens e adultos. Esta doação permitiu que 10 crianças apoiadas pela instituição conseguissem acompanhar as aulas à distância.
Fazendo jus ao mote da sua Campanha Interna de Voluntariado “Fazer o bem, faz bem” e contando com a colaboração de alguns Colaboradores Voluntários (que disponibilizaram as suas impressoras 3D, o seu tempo livre e trabalho), a WEG conseguiu produzir equipamentos de proteção e ajudar 23 instituições dos distritos do Porto e de Braga que careciam de viseiras e protetores de orelhas.
Para além destas ações intimamente ligadas a impactos provocados pela pandemia, 65 Voluntários WEG juntaram-se e ofereceram presentes de Natal a 12 jovens da ASAS – Associação de Solidariedade Social e Ação Social de Santo Tirso. Por seu lado a WEG complementou esta oferta suprimindo algumas das necessidades de materiais, identificadas pela Instituição. No decorrer do ano, a WEG respondeu positivamente ao apelo dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, efetuando um donativo que permitiu auxiliar na reparação da sua auto-escada, e consequentemente, na melhoria da capacidade de resposta técnica para toda a comunidade.
O ano terminou com mais 2 donativos: à Acreditar, que permitiu patrocinar a estadia de uma família na Casa Acreditar Porto durante um mês e à AFPAD - Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência, utilizado para a aquisição de materiais de trabalho no desenvolvimento cognitivo e motor.
A responsabilidade social e a sustentabilidade fazem parte da cultura WEG, sendo algo que a Empresa entende, respeita, procura e promove junto dos seus Colaboradores, desde a sua fundação.