oscar-niemeyer-1

Conhecido por suas obras projetadas em Brasília, ele foi muito além da capital do Brasil e espalhou centenas de projetos pelo mundo todo.

17 de dezembro de 2019


É bem provável que você já saiba que Oscar Niemeyer foi um dos maiores arquitetos brasileiros. Conhecido por suas obras projetadas em Brasília, ele foi muito além da capital do Brasil e espalhou centenas de projetos pelo mundo todo.

Com um estilo próprio, Oscar Niemeyer aliou a dureza do concreto à maleabilidade das curvas, tornando-se referência mundialmente reconhecida na arquitetura moderna.

No post de hoje, vamos continuar a série Grandes nomes da arquitetura, contando um pouco mais sobre esse grande arquiteto. Conheça a história de vida, as principais obras e a importância de Oscar Niemeyer para o universo da construção civil!

Uma breve biografia de Oscar Niemeyer

O arquiteto nasceu em 1907, no Rio de Janeiro. Aos 21 anos se casou com Anita Baldo e, durante um tempo trabalhou na tipografia da família. Em 1929, matriculou-se na Escola Nacional de Belas Artes e, em 1934 graduou-se em arquitetura.

No ano seguinte, começou a trabalhar no escritório de Lúcio Costa, onde fez parte da equipe responsável pelo projeto do Ministério da Educação e Saúde (MES). Em 1938, a convite de Costa viaja para os Estados Unidos, para projetar com a equipe, o pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York.

Em 1940, conheceu Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte. Na ocasião, JK convidou Niemeyer para desenvolver um de seus grandes projetos, o Conjunto da Pampulha.

Em 1947, voltou a Nova York para desenvolver o projeto da sede da ONU, junto de outros arquitetos renomados. Já com uma carreira internacional, Oscar Niemeyer expandiu suas obras para a Europa em 1954, quando participou do projeto de reconstrução de Berlim.

oscar-niemeyer-2

Em 1956 é, então, convidado por JK, agora presidente, para projetar Brasília, a nova capital do país. Na época da ditadura militar, exilou-se em Paris, onde fundou seu próprio escritório na Champs Elysées, em 1972.

Em 1979, Niemeyer retornou ao Brasil e, a partir daí, produziu diversas obras, tanto no seu país de origem quanto em outros países pelo mundo. Com um extenso portfólio, Oscar Niemeyer morreu em 2012, aos 104 anos, deixando um incrível legado para a arquitetura mundial.

As principais obras do arquiteto brasileiro

De obras a mobiliário, da arquitetura a esculturas, de coordenador na Universidade de Brasília a forte atuante político, Oscar Niemeyer se destacou ao longo de sua carreira.

Recebeu medalhas, condecorações e homenagens, além de prêmios como o Lênin da Paz na URSS, o Príncipe das Astúrias na Espanha e o célebre Pritzker.

Também recebeu o título de membro honorário de várias instituições, como da Academia Americana de Artes e Ciências, do Instituto Americano de Arquitetos, da Academia Americana de Artes e Letras e do Real Instituto dos Arquitetos Britânicos.

Veja algumas de suas obras:

Projetos em Brasília

Reconhecido por projetar a capital, Niemeyer desenvolve diversos projetos, dentre os quais estão:

Palácio da Alvorada

oscar-niemeyer-3

Congresso Nacional

oscar-niemeyer-4

Palácio do Planalto

oscar-niemeyer-5

Praça dos Três Poderes

oscar-niemeyer-6

Supremo Tribunal Federal

oscar-niemeyer-7

Catedral de Brasília

oscar-niemeyer-8

Na década de 80, projetou, ainda, o Memorial JK.

oscar-niemeyer-9

Projetos no Rio de Janeiro

Assim como Brasília, Niterói também conta com diversas obras do arquiteto. A Passarela do Samba (o Sambódromo), construída em 1982, e o Museu de Arte Contemporânea, de 1991, são alguns exemplos.

Projetos no exterior

Também no exterior, Niemeyer executou diversas obras, como:

– Sede do Partido Comunista Francês

– Museu de Arte Moderna de Caracas, na Venezuela

– Universidade de Constantine, na Argélia

– Centro Cultural Principado de Astúrias, na Espanha

oscar-niemeyer-10

A importância de Niemeyer para a construção civil

Marcada pelas curvas criadas no concreto, a arquitetura de Oscar Niemeyer era dotada de sutileza e grande sensibilidade. Não apenas suas obras, assim também era a personalidade do arquiteto, cujo objetivo maior era buscar um mundo melhor.

Filiado em 1945 ao Partido Comunista Brasileiro e exilado durante o golpe militar, Oscar Niemeyer colocava sua posição política dentro de sua arte, procurando mostrar em sua arquitetura uma atitude contestadora e em busca de igualdade e justiça social.

Um exemplo disso é sua famosa escultura da mão, localizada na Praça Cívica do Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo.

A mão aberta com um mapa da América Latina que sangra pela palma carrega uma importante simbologia: o sangue dos mártires do continente latino-americano que lutavam por liberdade para os seus povos.

oscar-niemeyer-11

Para além de uma obra esteticamente encantadora, Oscar Niemeyer deixa mais que um legado para a história da arquitetura moderna. Ele ensina ao universo da construção civil que o contexto social e político não está nunca dissociado das construções, das obras e dos projetos arquitetônicos. Afinal, fazer arquitetura é também lutar por um mundo melhor.

Gostou de saber mais sobre o ilustre arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer? Para conhecer outros profissionais renomados, continue acompanhando nosso blog e não perca a série sobre os grandes nomes da arquitetura!

Leia também:

+ Grandes nomes da arquitetura: o barão do Tâmisa Norman Foster

+ Grandes nomes da arquitetura: conheça Zara Hadid, a rainha das curvas

+ Grandes nomes da arquitetura: conheça Tom Wrigth

Mais populares