Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Além de aproveitar espaços e cantos em ambientes, o jardim de inverno traz um ar de elegância e aconchego ao mesmo tempo.
19 de fevereiro de 2021
Montar um jardim de inverno pode ser uma ótima opção para aproveitar a tendência das plantas em casa. Além de aproveitar espaços e cantos em ambientes, o jardim de inverno traz um ar de elegância e aconchego ao mesmo tempo. Hoje separamos algumas ideias e dicas para você fazer o seu.
Toda residência possui espaços que são muito escondidos, pequenos ou têm pouco aproveitamento. Alguns desses são:
Saiba que esses espaços podem ser plenamente utilizados para decorar com plantas e montar um jardim de inverno. Assim, o que antes não era funcional agora passa a ser parte da sua decoração.
Um dos primeiros passos antes de escolher as plantas do seu jardim de inverno é pensar na iluminação. O lugar que você pensou possui luz natural ou é um canto interno da casa que recebe pouca ou nenhuma luz do sol?
Pensar na disponibilidade de luz é fundamental para a escolha das plantas, como veremos a seguir.
Algumas vezes, é possível incrementar o local com uma claraboia, um teto de vidro ou telhas transparentes. Na impossibilidade disso, pense em instalar luzes de led, arandelas ou iluminação no piso. Neste último caso, a planta deverá ser própria para baixa iluminação.
Um chão de cascalhos ou pedras pode trazer um ar mais rústico ou elegância para o ambiente. Tudo depende do seu objetivo em relação ao seu novo jardim de inverno.
Os cascalhos e as pedras, por exemplo, também ajudarão a absorver a água se suas plantas forem plantadas no solo. Esse tipo de revestimento pode ajudar a criar esta mini floresta. Algumas opções são:
Além dessas opções em pedra, é possível utilizar madeira , criando um deck que se destaque do restante da peça se for em um ambiente interno. Da mesma forma, um deck externo cria um espaço lindo e aconchegante que você ainda pode decorar com móveis.
O local escolhido e a iluminação influenciarão diretamente na escolha dos tipos de plantas que você colocará no seu jardim. É claro que a sua preferência e o seu estilo de decoração também contam bastante.
Existem flores que se desenvolvem bem em ambiente interno e com pouca luz. É o caso de algumas orquídeas, violetas e da flor de cera. Elas são chamadas de plantas umbrófilas, ou seja, que vivem à sombra. Procurar por esse tipo de flores, se você gosta, é uma boa pedida.
Também existem folhagens que sobrevivem nessa mesma situação, como a pleomele, o clorofito, a dracena e a calateia. Assim, se você prefere folhagens e o seu ambiente é interno, não precisa se preocupar muito com a luz solar.
Porém, existem outras plantas como as suculentas, cactos, begônias, agaves e clúsias que precisam de bastante sol para sobreviver. Na hora de comprar, informe-se sobre o modo de cultivar.
Escolhido o local e o tipo de planta, você ainda tem duas opções: deixar as plantas nos vasos ou plantá-las no solo. Tudo depende do ambiente e do espaço que você tem disponível, é claro.
A vantagem dos vasos é que você pode mudá-los de lugar entre si e plantar flores e folhagens novas. A desvantagem é o tamanho limitado que as plantas precisarão ter.
Mesmo dentro de casa, é possível colocar plantas diretamente no solo, tomando os devidos cuidados com a impermeabilização do revestimento. Da mesma forma, será necessária a separação do restante do ambiente, como algum desnível ou a colocação de tijolinhos e lajotas.
Neste outro post, nós falamos sobre algumas espécies de plantas que se desenvolvem muito bem dentro de casa e podem ser utilizadas no seu jardim de inverno.
Seja qual for a sua escolha, as plantas são uma alternativa sustentável e econômica para decorar.
Gostou das nossas sugestões? Veja outras tendências de arquitetura e decoração no nosso blog e comece o ano com muitas ideias para renovar sua casa.
Para aproveitar as dicas, acesse nosso e-book sobre como fazer uma reforma pensando no projeto elétrico. Assim, você mantém sua casa confortável, aconchegante e segura.