A iluminação natural tem se tornado cada vez mais tendência nos projetos de decoração e arquitetura.

17 de dezembro de 2020


A iluminação natural tem se tornado cada vez mais tendência nos projetos de decoração e arquitetura.

Além de ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica, a luz natural tem inúmeras vantagens, seja em termos estéticos, funcionais e até para a saúde.

Por outro lado, a iluminação natural exige alguns cuidados que devem ser considerados na hora da composição de um ambiente, para não acabar gerando o efeito contrário, isto é, prejudicando a qualidade de vida das pessoas.

Pensando nisso, vamos mostrar algumas informações importantes que você precisa saber para usar a iluminação natural da forma correta em seus espaços e projetos. Confira!

Vantagens da iluminação natural

Melhora da qualidade de vida

A primeira grande vantagem da iluminação natural é o seu efeito positivo na saúde das pessoas. Isso porque a luz natural tem grande influência sobre o comportamento humano, sendo capaz de proporcionar sensações de bem-estar, disposição e alegria.

Melhora da saúde física

Além dos benefícios para a saúde emocional, a luz do sol estimula a produção de vitamina D, regula o ciclo biológico e melhora o sistema cardíaco e circulatório. Ainda, proporciona maior conforto visual,reduzindo a fadiga e até mesmo problemas de visão.

Aumento da produtividade

Com a mente e o corpo mais bem dispostos, a iluminação natural traz benefícios como energia para enfrentar a rotina, aumento de produtividade e melhora no desempenho.

Por isso, é um bom método para ser usado nos mais variados ambientes, como espaços empresariais, fábricas, instituições escolares, escritórios, home office, entre outros.

Economia com energia elétrica

Não apenas moradores, mas muitas empresas têm buscado investir na iluminação natural como forma de reduzir os custos com energia. Além da vantagem de economizar, isso contribui também para a sustentabilidade do meio ambiente.

Melhor proveito da ventilação

Algumas técnicas de iluminação natural contribuem não só para a entrada da luz, mas também para a ventilação natural do ambiente. Assim, é possível garantir a boa circulação do ar, deixando os ambientes frescos e sem a necessidade de ventilador ou ar-condicionado.

Desvantagens da iluminação natural

Dificuldades para a limpeza

Uma iluminação natural por meio de claraboias, por exemplo, pode trazer dificuldades na hora de limpar, já que são necessários equipamentos adequados para a limpeza do teto.

Estudos sobre a orientação solar

Um projeto de iluminação natural exige um bom estudo prévio sobre o posicionamento do sol. Mais um cuidado do que propriamente uma desvantagem, isso é necessário para não trazer efeitos indesejados, como a entrada da luz da tarde, cuja claridade pode incomodar as pessoas além de esquentar demais o ambiente.

Assim, um projeto mal calculado pode prejudicar o bom aproveitamento da luz natural e, ao final, gerar até mais consumo de energia elétrica, devido à necessidade de usar a luz artificial em períodos matinais ou de usar sistemas de resfriamento do ar.

Alto conhecimento técnico

Outros conceitos técnicos também são importantes, como o tamanho da abertura para a entrada de iluminação e ventilação. A porcentagem de abertura varia conforme a região do país, a localização do imóvel e até mesmo o uso dos materiais, como pintura e revestimento.

Também é preciso fazer a escolha correta da técnica de iluminação natural. Ela pode ser lateral ou zenital, sendo que esta última garante maior uniformidade e iluminância do que a iluminação lateral. Por isso, a zenital é mais indicada para locais com mais profundidade e com grandes espaços contínuos.

Dependência das condições externas

É preciso levar em conta que espaços com iluminação natural dependem de condições externas, como dias nublados e chuvosos, que podem reduzir consideravelmente a quantidade de luz solar ou o tempo de iluminação natural durante o dia.

Necessidade de manutenção

A iluminação natural, como a zenital, pode exigir um alto investimento inicial, além da necessidade de manutenção. Dependendo da técnica utilizada, pode haver tendência a acúmulo de sujeira, o que exige uma manutenção constante a fim de garantir a boa transmissão de luz.

Essas são algumas vantagens e desvantagens da iluminação natural. Apesar dessa técnica exigir alguns cuidados importantes, é inegável que a luz do sol traz inúmeros benefícios para as pessoas.

Por isso, basta contar com profissionais especializados na área para garantir um projeto adequado e de acordo com as suas necessidades. Para aprender mais sobre o assunto, aproveite para conhecer o lighting designer, o profissional da iluminação!

Mais populares