Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Por mais cuidado que se tenha no projeto de decoração, às vezes o resultado final não sai conforme o planejado, pois alguns itens indesejados ficam à mostra e atraem os olhares.
1 de fevereiro de 2019
Eles são práticos e necessários, mas muitas vezes destoam da decoração dos ambientes. Por mais cuidado que se tenha no projeto de decoração, às vezes o resultado final não sai conforme o planejado, pois alguns itens indesejados ficam à mostra e atraem os olhares. Por isso, compartilhamos abaixo algumas ideias criativas para deixar os cômodos mais cleans, camuflando ou escondendo totalmente aparatos como roteadores, condicionadores de ar e quadros de luz.
Enquanto a tecnologia não evolui o suficiente para dar um fim a eles, os cabos de alimentação e de rede estão por toda a parte. Muitas vezes, os fios acabam emaranhados, gerando uma poluição visual desagradável. Com alguns truques, é possível escondê-los e eliminar o impacto negativo que eles causam na decoração.
Para resolver o problema, a primeira medida é organizar toda a fiação, identificando os cabos e seus respectivos aparelhos, para facilitar o manuseio. Podem ser usadas etiquetas, fitas adesivas coloridas ou até mesmo abraçadeiras de plástico. Se houver sobras e o local do aparelho for permanente, é interessante diminuir o comprimento, livrando-se do excedente. Depois de toda a arrumação, fica mais fácil adicionar elementos para camuflá-los, como os que selecionamos abaixo.
Divididos em duas peças – evaporadora e condensadora – os aparelhos de ar condicionado do modelo split podem ser disfarçados sem perderem a capacidade de refrigeração. As ripas de madeira permitem a ventilação dentro de casa, e na parte externa, disfarçam a condensadora. No caso das plantas, funcionam bem nos períodos em que o uso do ar é raro, como nas estações mais frias. No calor, elas podem ser substituídas por outros objetos.
Saiba mais: Como inovar na decoração de ambientes
Se os acessos das tomadas incomodam quando não estão sendo utilizados, que tal escondê-los com o uso de protetores? Mas, cuidado: se a intenção for também proteger as crianças, opte pelos que chamam menos a atenção, para evitar o efeito contrário.
Saiba mais: Aprenda a instalar tomadas com entrada USB
Onde há internet, lá estão eles. Indispensáveis para a vida online, mas com um design que pode os tornar itens indesejados, os roteadores destoam de qualquer tipo de decoração. Escondê-los pode deixar o ambiente mais leve, mas é preciso cuidado para que a camuflagem não interfira na funcionalidade do aparelho. Gavetas e caixas metálicas diminuem a capacidade de alcance do sinal de wi-fi, e isso não é legal. Outra opção é assumir o equipamento e incluir um divertido quadrinho com a senha da internet, facilitando o acesso das visitas à rede.
Saiba mais: Deixe a sala de TV com a sua cara
Normalmente, os quadros de distribuição, conhecidos popularmente como quadros de luz, são os itens indesejados mais comuns. Instalados em locais de pouca circulação, como lavanderias e garagens, vez ou outra acabam em outros cômodos da casam e podem incomodar esteticamente. Nesses casos, é recomendado evitar cobri-los com quadros, espelhos ou painéis de fotos. Como eles precisam ser acessados rapidamente em casos de emergência, você pode escondê-los com adesivos decorativos ou pintá-los com tinta adequada, sem comprometer a o fechamento ou abertura do painel.
Saiba mais: como fazer quadros de decorativos de recordações
Com algum trabalho, dá para deixar à vista somente os objetos escolhidos por você em seu projeto decorativo. Para otimizar ainda mais o lugar em que você mora, acesse nosso e-book exclusivo recheado de dicas para ambientes funcionais. O download é gratuito!