A pandemia da COVID-19 tem causado grandes impactos nos negócios. Para enfrentar a crise, empresas estão precisando se reinventar e buscar novas soluções.

10 de julho de 2020


A pandemia da COVID-19 tem causado grandes impactos nos negócios. Para enfrentar a crise, empresas estão precisando se reinventar e buscar novas soluções. E uma das melhores saídas nesse cenário tem sido o e-commerce.

Afinal, com a quarentena e o isolamento social, as compras online têm se mostrado a melhor alternativa para evitar idas a pontos presenciais e aglomerações no comércio. Portanto, se você está em busca de soluções para minimizar as perdas causadas pelo coronavírus na sua loja de construção civil, este artigo é para você!

Com a intensificação do hábito de consumo por meios virtuais, o momento para abrir uma loja online é agora. Veja as dicas que preparamos!

6 passos para abrir um e-commerce no segmento de construção civil

1. Escolha uma plataforma

Um dos primeiros passos para abrir sua loja online é escolher a plataforma. Existe a opção de ter um domínio próprio na internet ou aderir a um marketplace. Contudo, se isso não for viável para o seu negócio no momento, não tem problema.

Existem plataformas simples e acessíveis para esse momento inicial em que é preciso dar fôlego às vendas durante a pandemia. Uma opção é o WordPress, que conta com layouts prontos, serviço de hospedagem e recursos para e-commerce.

Você também pode apostar nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Nesses canais você pode se comunicar com seu público, divulgar sua nova modalidade de vendas online e expor os produtos da sua loja.

2. Busque diferenciar a sua loja da concorrência

Uma boa estratégia para que seu e-commerce no segmento de construção civil tenha êxito é buscar se diferenciar. Um forte diferencial competitivo pode ser decisivo para que os consumidores optem pela sua loja em meio a tantas opções no universo online.

Para isso, você pode aproveitar para destacar os produtos que mais encantam o cliente e que são de preferência do público. Também é importante ter em mente que o seu e-commerce deve entregar mais que produtos, mas uma solução.

Portanto, pense na dor do seu público. Do que o seu cliente mais precisa nesse momento? Qual a maior procura nos últimos dias? O que ele deseja e como você pode ajudá-lo? Buscar respostas para essas perguntas é importante para conseguir superar a crise com inteligência e estratégia.

3. Conheça o perfil do seu público

Antes de abrir o seu e-commerce de construção civil, faça uma pesquisa sobre os hábitos digitais do seu cliente. Procure responder as seguintes perguntas:

  • Quais redes sociais ele mais utiliza?
  • Qual a preferência de canais de comunicação?
  • O que ele procura?
  • Quais são os seus interesses?

Saber tudo isso é importante, pois, afinal, sua loja precisa estar presente onde o seu público está. Assim, você poderá dar preferência às plataformas online mais usadas por ele, além de oferecer conteúdo sobre os produtos de seu interesse.

4. Comunique-se com os seus consumidores

O seu público precisa saber que o seu e-commerce existe, certo? Portanto, divulgue a novidade, compartilhe o endereço online da sua loja de construção civil com seus clientes atuais e informe sobre as condições de entrega domiciliar.

Uma ferramenta simples e eficiente para isso é o WhatsApp. Com a versão business, você pode montar catálogos, realizar o atendimento ao cliente e receber pedidos de compras.

Outra opção é o Google Meu Negócio, uma plataforma que ajuda a divulgar os dados da sua empresa. Isso dará mais visibilidade ao seu negócio.

5. Ofereça a melhor experiência para os seus clientes

Para obter êxito com o e-commerce, uma dica fundamental é oferecer uma grande variedade de canais de comunicação. Quanto mais opções e mais fácil o cliente conseguir entrar em contato com sua loja, melhor será a experiência de compra.

Portanto, abra espaços como redes sociais, mensagens por WhatsApp ou mesmo ligação por telefone. Também é importante que o seu público não encontre obstáculos ao entrar na sua loja online.

Então, garanta facilidade na navegação do site do seu e-commerce e exponha informações claras sobre os produtos, formas de pagamento e condições de entrega.

6. Faça um planejamento dos custos iniciais

Lembre-se de que o momento não é para estratégias caras ou grandes investimentos. Afinal, o que você precisa agora é aumentar suas vendas na construção civil, e não contrair dívidas, certo?

Portanto, considere seu orçamento com cautela e adote ações simples. Faça um planejamento dos custos iniciais, como adoção de uma plataforma e novos canais de comunicação.

Use a criatividade e pense em soluções de adaptação ao atual momento de pandemia. Mas uma dica: não deixe de pensar a longo prazo, para que seu e-commerce possa continuar prosperando futuramente.

Como você viu, com alguns passos simples e um pequeno investimento, é possível iniciar um e-commerce da sua loja de construção civil.

Além de ajudar a apagar o fogo da crise atual, a loja virtual é uma tendência que veio para ficar. Portanto, se havia alguma dúvida, saiba que o momento para apostar no ambiente online é agora!

acessibilidade
Mais populares