Você não precisa esperar até a pré-escola para começar a incentivar seu bebê a pensar e a agir de forma independente!

26 de março de 2018


Você está pensando em montar um quarto montessoriano para seu filho? Você não precisa esperar até a pré-escola para começar a incentivar seu bebê a pensar e a agir de forma independente!

Transforme o quarto do seu filho em um ambiente de aprendizado seguro e independente com essas dicas para criar um quarto montessoriano divertido e educacional.

O que é o Método Montessoriano?

Desenvolvido no início do século XX pela Dra. Maria Montessori, médica e educadora italiana, o método montessoriano é uma forma diferente de pensar na educação e assistência à infância. Ele enfatiza a independência, a liberdade da criança (dentro dos limites) e o respeito pelo seu desenvolvimento.

Quarto Montessoriano

O princípio Montessori dá às crianças a oportunidade de se deslocar pelo seu espaço, seguir sua curiosidade e ter a liberdade de fazer o que quiser: se vestir, brincar, dormir, andar, sentar, ler. E se você quer que seu filho aprenda a ser independente no seu próprio espaço, você precisa tornar esse espaço acessível para ele.

Considere a substituição de gavetas grandes e pesadas por pequenos compartimentos, ganchos de parede e instale um trilho inferior no armário, para que ele possa escolher suas próprias roupas. Brinquedos ao nível dos olhos e uma pequena cesta com poucas escolhas de livros também oferecem às crianças a capacidade de escolher suas próprias atividades.

Mesmo algo tão simples quanto um extensor de interruptor de luz pode fazer uma grande diferença para o nível de independência dos pequenos.

O que deve ter

Espelho
Para que seu filho possa se reconhecer. Ele precisa se descobrir através do seu reflexo. Então considere colar um espelho em uma placa de MDF ou madeira e prendê-lo à parede para evitar que, se quebrar, os pedaços se soltem e machuquem a criança.

Barra afixada na parede
Para facilitar que a criança fique em pé e comece a andar.

Tapete
Para proporcionar experiências sensoriais para os bebês e delimitar o espaço de brincadeiras para os maiores.

Armário baixo
Coloque algumas opções de roupas para que a criança possa escolher o que vai vestir com facilidade.

Cores neutras e claras
Padrões de alto contraste e cores primárias podem ser boas para o desenvolvimento das crianças, mas quando falamos em quarto, é melhor trabalhar com cores neutras e claras que acalmam.

Cama no chão
A ideia é que a criança possa sair da cama e circular pelo quarto quando quiser. Portanto, usa-se um colchão no chão ou um futon em cima de um estrado. Para evitar que o bebê role enquanto dorme, o ideal é proteger a cama com almofadas ao redor e até instalar um portãozinho na porta do quarto para restringir o acesso.

Há vários métodos de educar uma criança, essa é apenas uma delas e o interessante é que ela se relaciona com toda a decoração do quarto. É uma nova forma de pensar e de criar o seu filho. O que você achou? Aderiria a técnica ou não? Conte para a gente nos comentários!

Mais populares