Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Nas residências, a IoT (Internet das Coisas) está ligada ao fenômeno que chamamos de automação residencial. Quer entender mais como funcionará uma casa inteligente?
27 de dezembro de 2019
A Internet das Coisas (IoT) é uma forte tendência no universo da tecnologia. Mas você sabe, de fato, o que é IoT e como ela já começou a fazer parte do nosso dia a dia? O conceito de IoT está relacionado à conexão das coisas (objetos, máquinas, dispositivos) à internet, com troca de informações gerada em tempo real por esse meio.
Quando falamos sobre essa tecnologia, não costumamos associá-la à nossa vida comum, não é mesmo? Contudo, ela não está presente apenas nas indústrias e nas empresas. Ela promete impactar – e já vem impactando cada dia mais – as nossas vidas, e especialmente as nossas casas.
Nas residências, a IoT está ligada ao fenômeno que chamamos de automação residencial. Que consiste em controlar as coisas de uma casa através de smartphones, tablets ou comando de voz, por exemplo. Ela facilita o dia a dia e traz muitas vantagens e melhorias na vida das pessoas.
Quer entender mais como funcionará uma casa inteligente? Então, conheça estas 11 inovações em IoT para você se preparar para a automação residencial!
As câmeras de segurança instaladas na sua residência podem ser integradas ao seu celular ou tablet. Assim, para verificar se está tudo em ordem enquanto você estiver ausente, basta monitorar pelo dispositivo móvel.
Outra forma de garantir mais segurança nas residências são os sensores instalados em portas e janelas. Com um aplicativo próprio, é possível monitorar a entrada de sua casa, verificando quem entrou e saiu.
Além de segurança, a automação residencial também traz facilidades. É o caso das fechaduras que abrem as portas de casa por meio do reconhecimento por biometria.
Outra forma de abrir as portas de casa de um jeito mais simples e rápido é com a tecnologia NFC (Near Field Communication). Alguns smartphones, como o iPhone, possuem a tecnologia integrada nos aparelhos. A fechadura, por sua vez, é substituída por um dispositivo eletrônico. Assim, basta aproximar os dispositivos para que a ação seja executada.
Cuidar do jardim ou do gramado de casa pode ser uma tarefa trabalhosa. Mas com a irrigação inteligente é possível acionar o sistema remotamente, por meio do celular.
Além de otimizar o tempo gasto com essa tarefa, é muito útil para quem viaja ou passa muito tempo fora de casa. A verificação da umidade do solo também pode ser automatizada por sensores, mantendo a irrigação ideal para as plantas.
Com um sistema instalado no smartphone, é possível acessar vários aparelhos de casa. Você controla a temperatura do ar-condicionado, liga a televisão, fecha as cortinas – tudo a um clique no celular. Você também pode fazer isso através de um assistente de voz. Além de ganhar tempo, isso traz comodidade e praticidade no dia a dia.
Com câmeras instaladas na geladeira, você pode verificar remotamente que comida está faltando em casa. Para quem vai ao supermercado e sempre esquece algum item, este problema será solucionado.
Com um software integrado a um dispositivo móvel, é possível acender as luzes da residência, mesmo estando fora. Assim, ao chegar em casa à noite, o morador não precisa entrar no escuro. E, caso tenha saído de casa e lembrou que esqueceu de apagar a luz, basta desativar a iluminação de onde você estiver por meio do celular ou tablet. As luzes também podem acender ou apagar baseadas na hora do nascimento e pôr do sol, disponíveis na internet.
Com a IoT associada à automação residencial, você pode emitir comandos para que o GPS do seu carro ou do celular deixe tudo pronto assim que você chegar em casa. Ao se aproximar da sua residência, o GPS programado liga o ar-condicionado, aciona a cafeteira para preparar o café e você nem precisa do controle para abrir a porta da garagem. Não é incrível?
A automação residencial não traz apenas facilidades no dia a dia. Ela também tem o objetivo de promover a sustentabilidade. Existem dispositivos, por exemplo, programados para economizar no consumo de energia e de água. O recurso identifica os pontos de alto consumo na residência, permitindo fazer um uso mais consciente e racional.
Na mesma linha de economia, é possível integrar sensores de luz ao sistema de iluminação da casa, para que as janelas e as cortinas ajam de modo inteligente. Assim, a automação é programada para aproveitar a luz natural sempre que possível, evitando o desperdício de luzes acesas quando não necessário.
Com esses exemplos de IoT na automação residencial, vemos que a casa do futuro, que um dia parecia ficção, já é realidade. Seja você um arquiteto, um engenheiro ou mesmo um morador que deseja mais segurança e praticidade, é preciso ficar atento a essas inovações.
Quer ficar por dentro das tecnologias que estão revolucionando nossas vidas? Então, assine nossa newsletter e fique de olho nas tendências!
Leia também:
+ 5 sistemas construtivos inovadores que você precisa conhecer