Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Saiba quando usar nobreak em uma casa conectada para garantir a melhor performance dos equipamentos. Leia mais!
25 de janeiro de 2023
Você já ouviu falar em nobreak? Trata-se de um item que costuma ser muito mencionado quando o assunto éequipamentos automatizados na casa.
Nem todas as pessoas sabem exatamente para que ele serve. No entanto, seu uso é de grande importância para proteger itens eletrônicos contra danos por queda de energia.
Está com dúvida sobre quando o uso de um nobreak é indicado? Não se preocupe! Neste conteúdo, iremos explicar as razões para contar com esse produto e mostrar todas as suas vantagens.
Afinal, já pensou em ficar sem luz em sua casa durante uma tarefa importante ou um momento de diversão em família, como na hora de assistir a algo juntos?
Essa poderá ser uma excelente solução para esses casos. Confira!
Nobreak, como o nome sugere, tem a função de permitir que os equipamentos trabalhem “sem quebras” ou “sem interrupções”.
Porém, é preciso entender que há vários modelos no mercado e que, em geral, ele pode ser confundido com filtro de linha e régua de energia, que são importantes para proteger eletrônicos, mas não para mantê-los ligados.
Em relação a esse produto em si, sua função é também continuar fornecendo energia no caso de quedas da rede elétrica e, principalmente, proteger os itens da sua casa contra oscilações e variações de tensão.
Para entender o principal benefício do nobreak, quero que você imagine as seguintes situações: imagine ficar sem energia no último capítulo da sua série preferida ou quando você for assistir ao final do jogo do seu time favorito… Ou então quando receber alguma visita importante… Ou estiver terminando seu TCC… Ou na hora em que seu filho for dormir e precisar de um pontinho de luz no quarto…
Xiiii, já deu para imaginar a sua frustração, não é mesmo? Mas o nobreak pode lhe “salvar” nesses casos.
Até normalizar a energia fornecida, o nobreak trabalhará para que, pelo menos, os equipamentos mais essenciais continuem funcionando – lembre-se de que cada modelo de nobreak possui uma capacidade de autonomia.
Em todos os casos, ele se torna essencial para preservar os eletrônicos que não podem desligar durante um momento mais crítico. Outro ponto positivo é que ele vai evitar que os eletrônicos queimem durante esse processo.
Uma tranquilidade, afinal, não dá para perder aquele monitor novinho ou a TV que a gente acabou de comprar, não é?
Agora vamos pensar na importância do nobreak em uma casa que tenha sistemas de automação.
Sejam eles de abertura e fechamento de portas e portões ou de janelas e outras funções programadas, em caso de quedas de luz, toda essa dinâmica fica comprometida. Entretanto, com o uso do nobreak, o problema é minimizado, e você ganha mais conforto.
Outro motivo para apostar nesse produto é o próprio funcionamento da internet. No caso de sistemas de segurança, câmeras, alarmes e sensores, por exemplo, podem parar se houver desconexão.
Por isso, a melhor forma de garantir comodidade e proteção é ter um equipamento que assegure não haver pausa nem instabilidade nessa área.
Como você deve ter percebido, usar um nobreak protege contra imprevistos.
A maior vantagem acaba sendo ter mais “controle” sobre o funcionamento da sua casa, tanto do ponto de vista funcional como de integridade dos equipamentos. A partir do momento que você sabe que esse sistema está funcionando, não teme ser pego de surpresa em meio a atividades essenciais.
Afinal, é bem desagradável ficar sem energia durante um banho quente ou correr o risco de descongelar o que tem na geladeira. Para além disso, em casas automatizadas, é a certeza de continuar monitorando tudo o que acontece nela. Mesmo que não esteja em sua moradia, os sistemas não falham caso a energia falte, e as câmeras continuam captando tudo o que ocorre.
Os dispositivos smart, como TVs, possíveis máquinas e refrigeradores, entre outros, ficam livres de riscos. Se estiverem programados para executar determinadas funções para o horário em que você chega, para citar uma hipótese, a rotina não é afetada.
Por fim, pelo lado técnico, há benefícios e proteção contra a subtensão quando equipamentos estão ligados juntos, na mesma tomada, contra sobrecarga e curto-circuito.
Da mesma forma, o nobreak evita que baterias descarreguem totalmente. Isso ajuda a diminuir o risco de danificação em seus itens automatizados.
Por liberar sempre uma carga, mesmo que baixa, ele não força até o limite equipamentos que as tenham. Por consequência, a durabilidade é maior.
Sem contar que essa é uma ajuda quando falta energia! Agora você não precisa mais ter medo nem usar velas em emergências e apagões: você tem o nobreak da WEG!
Viu como o produto pode ser decisivo no funcionamento, na segurança e na proteção da sua casa conectada? Aproveite para saber mais sobre automação residencial e conheça os benefícios de investir nesse tipo de residência.