Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
O prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá, venceu o BREEAM Awards 2018.
20 de agosto de 2018
Você ficou sabendo que um projeto brasileiro com a assinatura do arquiteto e doutor em habitações indígenas, José Afonso Botura Portocarrero, recebeu certificação sustentável internacional?
O prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá, venceu o BREEAM Awards 2018. O prêmio do sistema internacional de certificação sustentável é concedido através de um dos principais métodos de avaliação para projetos arquitetônicos do mundo.
Com cerca de 1000 m², o Centro Sebrae de Sustentabilidade é resultado de um trabalho distinto e inovador inspirado nas técnicas dos povos do Xingu e construído pelo arquiteto José Portocarrero, em parceria com a engenheira Suênia Maria Cordeiro de Sousa.
Assim como nas culturas indígenas, é um espaço que traz em sua forma o acolhimento das pessoas e estimula comportamentos criativos e inovadores, além de promover iluminação natural, conforto térmico, uso de água de chuva no sistema de abastecimento e manutenção, integração e preservação da vegetação nativa e respeito às condições do terreno.
Leia também: Arquitetura sustentável: harmonia entre ambiente natural e construído
Não foi à toa que a edificação ganhou como Melhor Edifício Sustentável em Uso das Américas e Melhor Construção Sustentável pelo voto popular.
“O prêmio de certificação sustentável trouxe reconhecimento às tecnologias indígenas. Por equívoco, deixamos de olhar para elas por considerar um desenho ultrapassado”, disse o autor do projeto, José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto e doutor em habitações indígenas em entrevista à revista Arquitetura & Construção.
Entenda a concepção do espaço e detalhes da sua construção pelas palavras dos próprios criadores do projeto, no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=PgxZw7GS-Ic
Inaugurado em 2010, a operação do Centro se concentra na geração e promoção de conhecimento sobre sustentabilidade aplicada às pequenas empresas. Seu papel é mapear inovações, técnicas e práticas de sustentabilidade no Brasil e no mundo, e mostrar aos empresários como ser mais rentáveis, reduzir impactos ao meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento social justo e equitativo.
Faça um tour virtual pela construção!