Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
A acessibilidade é um tema cada vez mais recorrente e necessário na arquitetura. De acordo com o IBGE, 6,2% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.
2 de fevereiro de 2018
A acessibilidade é um tema cada vez mais recorrente e necessário na arquitetura. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 6,2% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, visual, auditiva, física ou intelectual.
Projetar espaços que possibilitem a livre mobilidade é uma demanda cada vez maior para os profissionais da área, como também investir em acessibilidade é uma oportunidade na construção civil.
A Norma Brasileira ABNT NBR 9050:2004 define a acessibilidade como possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos.
Por isso, já existem leis e normativas que regulamentam construções com adequações, como as rampas de acesso, portas e corredores mais largos, barras de apoio e pisos táteis.
Um erro comum é acreditar que projetos acessíveis são desenvolvidos apenas para atender pessoas portadoras de deficiência, por exemplo. Existem condições e fatores que podem afetar ou reduzir mobilidades, como gestantes, idosos ou pessoas que sofreram fraturas e usam cadeiras de rodas ou muletas por período temporário, por exemplo.
Desenvolver um projeto acessível é ir além de criar uma estrutura física com as condições ideais e seguras para as pessoas com deficiência. É criar uma sociedade inclusiva, com respeito a todas as diferenças e limitações.
Por isso, cada vez mais profissionais envolvidos com a construção civil, como arquitetos e engenheiros, estão mais preocupados com o tema, para aliar projetos inovadores com as normas e leis de acessibilidade. O que demonstra uma oportunidade de modernizar o setor e criar novas possibilidades para o segmento.
Utilizado como referência até hoje, o Desenho Universal é um conceito de criação de produtos e serviços que contemplam a diversidade humana.
Ele foi criado na década de 1980, nos Estados Unidos para criar um padrão de projetos –não só estruturais- que fosse acessível para todos, como adultos, crianças, pessoas altas, baixas, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.
Esse movimento ganhou força com a adesão de arquitetos e design e se espalhou pelo mundo, com o propósito de cada vez mais, priorizar as pessoas e suas necessidades.
Projeto
Que o projeto é o item-chave para qualquer ideia, você já sabe. Mas ele se torna ainda mais importante quando o assunto é acessibilidade, para planejar cada aspecto que pode impactar na mobilidade, segurança, autonomia e uso responsivo do ambiente a ser criado. Uma oportunidade para o mercado é encontrar maneiras de investir em projetos que contemplem as necessidades dos usuários, em todas as dimensões.
Equipamentos
Nem sempre é possível incluir rampas de acesso, devido a limitações de espaço, por exemplo. Nestes casos, é necessário investir em equipamentos eletromecânicos, como elevadores ou plataformas. Apostar em pesquisa e desenvolvimento destes equipamentos com foco na inovação e modernização pode ser uma oportunidade de negócios para a construção civil.
Calçadas acessíveis
As calçadas táteis são obrigatórias em algumas regiões do país e extremamente importantes em projetos com acessibilidade. Por isso, apostar na produção deste tipo de piso pode ser aumentar as perspectivas de quem quer investir em algum segmento da construção civil.
Maçanetas
Todo projeto de edificação necessita de maçanetas. No entanto, existem modelos do mercado que não são ergonômicos ou acessíveis para todos, como quem possui coordenação motora fina, como crianças, idosos ou pessoas com alguma deficiência.
Apostar no desenvolvimento de produtos alternativos com maior facilidade de uso e principalmente com o apoio da tecnologia é uma grande oportunidade de negócio para se diferenciar entre os players do mercado.
Barras de apoio
As barras de apoios são usadas em corredores, escadas e banheiros para auxiliar as pessoas com problemas de locomoção e se tornam elementos fundamentais em estruturas acessíveis.
Quer ler mais artigos sobre arquitetura? Veja aqui.