Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Melhorias nos aspectos visuais da loja (fachada, vitrines, iluminação, organização interna, entre outros) podem ampliar as vendas de 12% a 40%.
19 de fevereiro de 2019
Pesquisas realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-SP) nos últimos anos, com mais de 8 mil empresários em 157 cidades paulistas, mostram que melhorias nos aspectos visuais da loja (fachada, vitrines, iluminação, organização interna, entre outros) podem ampliar as vendas de 12% a 40%, com medidas simples e baratas que se mostram eficazes em atrair mais clientes.
É imprescindível pensar em soluções de arquitetura e visual merchandising para incrementar as vendas. Para isso, separamos algumas dicas práticas que usamos em projetos da Ímpar Arquitetura Engenharia e Organização e que poderão ajudar você com a clientela.
Primeiro, tenha em mente que a fachada é a primeira impressão de sua loja. Ela pode ser responsável por até 70% de suas vendas (SEBRAE/SP). Portanto, certifique-se que ela esteja em sintonia com a identidade da sua marca e invista em criatividade e elementos inusitados para atrair mais clientes.
O inesperado também pode aparecer nas vitrines. Para tanto, garanta suportes para pendurar elementos diversos e preocupe-se com uma iluminação impecável, que permita mudanças frequentes de cenários.
Os acessos são outro fator fundamental para atrair mais clientes. Por isso, evite obstáculos e mantenha os caminhos espaçosos e convidativos. Dê preferência às portas de abertura total e evite tapetes que possam causar acidentes e atrapalhar o ingresso de cadeirantes.
O layout deve incentivar o cliente a circular pelo lugar. Evite formar “zonas frias” e “pontos cegos” na sua loja. Para mobiliários e acabamentos prefira materiais resistentes e de baixa manutenção.
A cereja do bolo em interiores comerciais sem dúvida é a iluminação. Use com estratégia para destacar produtos, orientar fluxos e/ou criar zonas de interesse diversificadas.
Explorar sensações é a ordem do dia! Marque a memória dos visitantes com música e um aroma suave, porém personalizado. Abuse ainda das cores para setorizar espaços. Cores frias costumam ajudar com a permanência na loja e quentes são atrativas. Esses cuidados são apenas detalhes, mas acabam sendo decisivos para atrair mais clientes.
Por fim, e possivelmente um dos mais importantes, a organização dos produtos facilita o cliente encontrar o que quer e… comprar!
Ana Paula Begrow é arquiteta e urbanista formada pela UFSC em 2010 e pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG. Também possui certificação pela OZ! Organize como Personal Organizer. É professora e trabalha com projetos de arquitetura e organização no escritório Ímpar Arquitetura, Engenharia & Organização. Acesse seu site, Instagram e página do Facebook.