Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Varanda gourmet, uma extensão da cozinha na área externa que se tornou a queridinha dos novos empreendimentos.
22 de março de 2019
Um espaço para receber os amigos e a família, preparar almoços e jantares ou simplesmente tomar um café da manhã ao ar livre. Parece inspirador, não é mesmo? Essa é a função da varanda gourmet, uma extensão da cozinha na área externa que se tornou a queridinha dos novos empreendimentos. Mesmo que você disponha de poucos metros quadrados, é possível montar um espaço de convívio e lazer super agradável! No tutorial a seguir, você vai conferir 10 dicas para criar uma varanda gourmet pequena em terraços de tamanho reduzido. Inspire-se!
1. Calcule o espaço disponível
Antes de começar o projeto, calcule bem o tamanho que você tem disponível. Lembre-se que seu espaço é pequeno, então evite congestionar a varanda com a instalação de móveis em excesso ou de tamanhos inadequados. Pense sempre em unir o conforto com a mobilidade!
Saiba mais: 5 truques de decoração para ampliar ambientes pequenos
2. Defina suas necessidades de mobiliário
O conceito de varanda gourmet é funcionalidade. Por isso, avalie quais móveis e eletrodomésticos serão necessários para atender as suas necessidades. Normalmente, os projetos contemplam churrasqueira, um balcão com pia e cooktop, um frigobar, mesas, cadeiras e poltronas.
3. Adapte se for preciso
Se seu espaço for mesmo muito reduzido, utilize a cozinha do apartamento como apoio, usando a varanda apenas para servir. Dessa forma, um aparador e uma mesa com cadeiras são suficientes.
4. Churrasqueira portátil
Se não houver uma churrasqueira fixa já instalada, considere a opção de comprar uma portátil. Elas são práticas, altamente funcionais e não ocupam muito espaço.
5. Fogão à lenha
Se você não faz questão de uma churrasqueira, considere a instalação de um fogão a lenha. Além de charmoso e ótimo para o preparo de comidas saborosas, ele é perfeito para reunir a família em torno nos dias mais frios.
6. Explore a sensação de amplitude
A instalação do mesmo piso interno na varanda dá a ideia de continuidade aos ambientes e sensação de amplitude.
7. Facilite a higienização
Aplicar azulejo e pastilhas nas paredes da varanda facilita a limpeza e higienização.
8. Decore com plantas
Deixe tudo mais agradável ao reservar um espaço para o verde. As plantas podem estar dispostas em vasos no chão ou na parede – aqui você aprende como fazer uma horta em vasos para ter temperos fresquinhos sempre à mão.
Saiba mais: Dicas sustentáveis e econômicas para decorar ambientes
9. Iluminação suave
A iluminação indireta e amarelada vai transmitir a sensação de aconchego à sua varanda gourmet.
10. Feche a sacada com vidro
Caso sua sacada seja aberta, considere a possibilidade de fechá-la com uma lâmina de vidro. Além de mais privacidade, você mantém os vizinhos livres de incômodos como o do barulho de conversas e do uso de eletrodomésticos. Seus móveis também ficam protegidos da luz solar direta e das intempéries.
Para mais dicas de decoração, confira nosso artigo com dicas para decorar apartamentos alugados.