Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Com o aumento do número de projetos para gerenciar, podem surgir problemas decorrentes da desorganização em escritórios de arquitetura.
26 de março de 2019
À medida que vai desenvolvendo sua carreira, a carteira de clientes de um profissional da construção civil tende a crescer. E com o aumento do número de projetos para gerenciar, podem surgir problemas decorrentes da desorganização em escritórios de arquitetura.
Para lidar com fornecedores, visitas a imóveis, tratativas com clientes e elaboração dos projetos, é preciso muita responsabilidade e organização, para que seu trabalho não seja afetado.
Para te ajudar nessa missão, preparamos uma série de dicas organizacionais, para que você possa lidar bem com a papelada e manter um controle estruturado dos seus arquivos e projetos.
Veja também: Como atrair mais clientes para o seu escritório de arquitetura
Tenha um espaço para arquivar papéis e documentos. Não deixe que eles fiquem vagando de mesa em mesa e corram o risco de serem perdidos. Antes de armazená-los, classifique-os. A divisão pode ser feita da seguinte forma:
– Projetos em andamento
– Projetos aprovados
– Documentos que precisam ser revistos
– Por área (paisagismo, interiores…)
Em escritórios de arquitetura, circula muito papel. Procure manter juntos os projetos e seus respectivos documentos, como contratos e termos assinados entre cliente/escritório e de responsabilidade técnica. Anotações com comentários dos próprios clientes e da equipe também devem ser preservados. Essa medida serve como garantia e permite a comprovação do que foi acordado caso haja contestação – o que pode ser bem comum.
Desenvolva um método para nomear os arquivos. Você pode numerá-los e utilizar essa mesma identificação para os documentos em papel ou digitais. A criação de um manual organizacional é uma boa ideia, já que possibilita a consulta em caso de dúvidas e pode ser compartilhado com toda a equipe.
Manter os arquivos do seu computador organizados é um facilitador para o trabalho diário. A disposição desses documentos precisa ser feita de forma que acessá-los seja rápido e prático, sem perda de tempo. Crie um padrão de pastas e subpastas, fazendo divisões por ano, etapas e projeto, que deve ser nomeado de acordo com o método que falamos acima. Assim, você estabelece um padrão de organização e comunicação no escritório.
Ferramenta essencial de comunicação contemporânea, os e-mails são registros digitais que também precisam ser classificados, para que as conversas não se percam. Mantenha o histórico de troca de mensagens em pastas dentro do servidor de e-mails utilizado ou salve cópias nas pastas de arquivos digitais de cada projeto. Alguns escritórios utilizam planilhas para registrar data, horário, remetente, destinatário e assunto de cada e-mail enviado. Assim, toda a equipe acompanha as etapas dos projetos em andamento.
A estrutura física deve ser capaz de comportar o seu volume de trabalho. Gavetas, nichos e arquivos são essenciais para armazenar e manter em bom estado seus documentos. Um armário fechado garante proteção contra a umidade e luz solar, capazes de danificar seus papéis. Cuidado com traças! Elas podem causar destruição em pouco tempo. Programe backups regularmente para seus arquivos digitais.
Se você trabalha em equipe, que tal utilizar uma ferramenta para ordenar a comunicação entre seus colegas de trabalho? Adotado por vários escritórios de arquitetura, o Trello é uma plataforma gratuita que permite a criação de grupos internos para troca de informação e checklists. É possível fazer o upload de arquivos, criar listas e movê-las de acordo com a etapa de execução. Prático, ele faz a integração com outras ferramentas, como o Google Calendar e o Outlook.