ladrilhos-hidraulicos-1

Cores, formas e muito estilo: estas são algumas das características mais marcantes dos ladrilhos hidráulicos.

3 de setembro de 2019


Cores, formas e muito estilo: estas são algumas das características mais marcantes dos ladrilhos hidráulicos. Para quem não conhece, os ladrilhos hidráulicos são peças utilizadas para revestimento de pisos e paredes e criação de belos mosaicos.

As peças possuem alto valor artesanal, já que são produzidas uma a uma a partir de uma combinação de pó de mármore, cimento e corantes. O processo, mais demorado, faz dele um revestimento um pouco mais custoso do que outras opções feitas em escala industrial.

Os ladrilhos hidráulicos tiveram seu ápice durante o século 19, sendo peças comuns na arquitetura de casas, palacetes e grandes mansões da época. Eles foram apresentados como uma alternativa ao mármore, oferecidos como uma cerâmica que não necessitava de cozimento.

ladrilhos-hidraulicos-7

Mesmo em 2019, esse tipo de revestimento ainda ganha destaque pelas mãos de arquitetos e decoradores que mesclam o retrô e o moderno em seus projetos. Dada a beleza dos ladrilhos, eles costumam substituir os azulejos, proporcionando uma nova cara às estruturas.

Separamos para você algumas informações e dicas para utilizar os ladrilhos hidráulicos na decoração. Confira a seguir!

ladrilhos-hidraulicos-8

Ladrilhos hidráulicos e azulejos: quais as principais diferenças?

A primeira e mais importante diferença entre as peças é a forma de fabricação. Os ladrilhos hidráulicos são feitos em um processo artesanal. Os compostos (pó de mármore, cimento e corante) são depositados em um prensa por 24 horas e ficam mais 8 horas submersos em água.

Já os azulejos são uma mistura de barro, areia, água e pó de vidro. A mistura é moldada e assada para gerar o revestimento.

A aplicação dos dois revestimentos é semelhante. Ambos são recomendados para áreas úmidas, contudo, os azulejos costumam ficar mais restritos a banheiros, cozinhas e balcões. Já os ladrilhos hidráulicos são aplicados também em áreas de convivência, como as salas de estar.

A instalação dos azulejos necessita da aplicação de rejunte. Porém, feita a instalação, não é necessária nenhuma manutenção periódica intensa. Em contrapartida, os ladrilhos hidráulicos não precisam do rejunte, mas é necessário realizar manutenção regular com cera incolor para preservar as peças.

Ladrilhos hidráulicos: ideias de aplicação

ladrilhos-hidraulicos-2

1. Piso

Os ladrilhos hidráulicos podem ser aplicados em pisos e paredes. As peças que vão ao chão precisam ser ligeiramente mais grossas que as aplicadas nas paredes. Sua composição permite a instalação em áreas secas e molhadas, mas são precisos cuidados com a manutenção das peças para evitar desgaste e quebra.

ladrilhos-hidraulicos-3

2. Fachada

A aplicação dos ladrilhos hidráulicos em fachadas foi algo comum durante o apogeu do modernismo, porém o estilo caiu em desuso após alguns anos. Atualmente, alguns arquitetos e projetistas estão utilizando novamente os ladrilhos para criar edificações que mesclam o moderno e o retrô.

A grande sacada no uso dos ladrilhos hidráulicos na fachada de uma casa é a possibilidade de dar bastante cor à edificação. A construção de mosaicos geométricos é uma das aplicações mais comuns e que geram um efeito visual incrível!

ladrilhos-hidraulicos-4

3. Painéis na cozinha

Revestimentos coloridos com várias estampas diferentes formando um painel é um recurso decorativo bem comum. Existem até adesivos de vinil que simulam azulejos e ladrilhos hidráulicos para garantir um visual diferente a uma parede simples.

Quem pode investir nos revestimentos com ladrilhos conseguirá resultados ainda mais bonitos. A aplicação dos ladrilhos na parede entre o fogão e a coifa ou sobre a bancada da pia da cozinha deixa o visual muito bonito e dá cor e vida ao ambiente!

ladrilhos-hidraulicos-5

4. Banheiros

Por sua resistência à água, os ladrilhos hidráulicos são muito bem-vindos em banheiros, sendo possível sua instalação no piso ou nas paredes. O mais recomendado é o uso dos ladrilhos em uma única parede, para criar um efeito bem interessante e quebrar a monotonia.

Atenção: é recomendado que eles não sejam instalados dentro do box. Apesar de resistirem à umidade, os ladrilhos demandam manutenção frequente. Logo, opte pelos azulejos ou outros revestimentos, como cimento queimado, porcelanato, etc.

ladrilhos-hidraulicos-6

5. Áreas de lazer ou churrasqueiras

As churrasqueiras de áreas externas podem ser revestidas com ladrilhos hidráulicos para gerar um efeito decorativo bem mais interessante, fugindo do básico e trazendo inovação para a área de lazer.

Essas são algumas ideias para a aplicação dos ladrilhos hidráulicos na sua obra ou decoração. Se você se interessou pelo impacto decorativo que essas peças concedem aos ambientes, converse com um arquiteto ou decorador para explorar todas as possibilidades de aplicação no seu projeto!

Leia também:

+ Como combinar cores na decoração

+ Tipos de escadas: modelos e ideias para se inspirar

+ 6 ideias para decoração de quarto de casal

Mais populares