Novas funções na arquitetura

A tecnologia criou facilidades e também novos desafios para muitas profissões, e na arquitetura não é diferente.

24 de janeiro de 2018


A tecnologia criou facilidades e também novos desafios para muitas profissões, e na arquitetura não é diferente. Os profissionais passaram a incorporar as novas ferramentas digitais e soluções técnicas na sua rotina, abrindo espaço para o surgimento de novas funções na área.

E quais são elas?

1. Especialista em BIM

O Building Information Modeling (Modelagem de Informação da Construção) engloba o ciclo da construção de maneira a ter o controle sobre todas as etapas da vida útil do projeto, identificando preventivamente possíveis falhas. O especialista em BIM precisa conhecer os softwares relacionados, as ferramentas para implantá-lo, além dos processos de levantamento, orçamento, planejamento e coordenação de obras.

2. Tecnólogo em projeção digital

Este profissional deve ter habilidades em gerenciamento e sistemas de infraestrutura. Cabe ao tecnólogo em projeção digital executar um conjunto de tarefas complexas relacionadas à prototipagem rápida. Ele é o projetista de maquete do mundo atual, em que as impressoras 3D se tornaram ferramentas indispensáveis para o trabalho do arquiteto.

3. Gerente de mídias sociais

Divulgar uma marca nas redes sociais é hoje uma atividade indispensável em qualquer ramo de negócio. Assim, os escritórios de arquitetura também podem e devem divulgar e vender seus serviços pela internet. O gerente de mídias sociais é quem vai cuidar de organizar as diversas ações de marketing e relacionamento, definir estratégias e fazer o gerenciamento das mídias.

Novas funções na arquitetura-2

4. Profissional de visualização arquitetônica 3D

As imagens ultrarrealistas são uma importante ferramenta de venda, para representar projetos finalizados, mostrar acabamentos e materiais, entre outras aplicações no setor. Os visualizadores arquitetônicos são artistas 3D especializados em modelagem, iluminação, renderização ou pós-produção, o que requer amplo conhecimento em software específico.

5. Designer gráfico de animação

Para atingir seu público-alvo, os escritórios de arquitetura também têm utilizado animação e vídeos promocionais, trazendo experiências imersivas nos espaços e intervenções urbanas. Os programas utilizados ajudam a dar mais vida e interatividade aos projetos, saindo da cena estática dos renders e apresentando muitas informações em um cenário bem mais complexo.

É possível, inclusive, mudar acabamentos, pisos, paredes e até a compra de mobiliário dentro do ambiente unreal.

A onda tecnológica e a maior demanda por produtividade e rapidez abriram novas funções na arquitetura, mudando a própria atividade nos últimos anos. Novas oportunidades e enfoques para a profissão surgiram, exigindo novos conhecimentos ao mesmo tempo criando possibilidades e resultados que há pouco tempo eram inimagináveis.

Mais populares