costela-de-adao-1

Com grandes folhas perfuradas, que lembram o formato anatômico de uma costela humana, a costela-de-adão, é uma das tendências atuais de decoração com plantas.

4 de outubro de 2019


Com grandes folhas perfuradas, que lembram o formato anatômico de uma costela humana, a monstera deliciosa, conhecida popularmente como costela-de-adão, é uma das tendências atuais de decoração com plantas.

Nativa do México, a costela-de-adão é uma ótima escolha para regiões de climas tropicais. Sua tonalidade verde vibrante e sua aparência exótica são charmosas e combinam com praticamente todos os ambientes.

Quer se inspirar nessa tendência? Veja a seguir como a costela-de-adão tem sido usada na decoração de casas, apartamentos e nos mais variados espaços!

Como a costela-de-adão é usada na decoração?

A costela-de-adão é usada de diversas maneiras em projetos decorativos. Veja as principais tendências:

A costela-de-adão em diferentes espaços

Seja em grandes jardins, em vasos, arranjos ou em um cantinho especial, a costela-de-adão vai bem em diferentes espaços. A planta também se adapta tanto em ambientes externos quanto internos, desde varandas até cômodos como banheiro ou cozinha.

Dependendo do cultivo, elas podem adquirir um aspecto grande e robusto. Por isso, são forte tendência em projetos de paisagismo, em varandas, em espaços para cultivo de plantas ou até mesmo em composição com outras espécies.

costela-de-adao-2

Por outro lado, folhagens menores ou até uma única folha podem dar um efeito singelo e, ao mesmo tempo, marcante para pequenos espaços.

costela-de-adao-3

E, como a planta gosta de sombra, é ótima para decorar ambientes internos. Você pode usar um vaso com a planta no escritório, na mesa de cabeceira, na mesa de jantar, no rack da sala ou em outros móveis.

Outra boa ideia é utilizar a costela-de-adão como uma forma de separar ambientes integrados, como sala de estar e de jantar.

Os diferentes tamanhos da planta ajudam a criar uma divisória conforme a necessidade do espaço. Além de garantir a funcionalidade dos cômodos, traz estilo e autenticidade para a casa.

costela-de-adao-4

A costela-de-adão como elemento de contraste

A costela-de-adão é muito usada para incrementar ambientes mais neutros. A coloração verde escura e o formato peculiar da folha ajudam a criar um efeito interessante.

Em ambientes cleans, com predominância de branco e preto e espaços mais sóbrios, a planta quebra o tom monótono, trazendo cor e vida para o ambiente.

costela-de-adao-5

Em lugares em que tons de marrom e elementos de madeira predominam, a costela-de-adão também traz uma harmonização perfeita, além de quebrar a seriedade das tonalidades fechadas.

Caso o seu estilo seja mais colorido e descontraído, não precisa desistir da costela-de-adão. Seu verde forte pode ser combinado com outras cores vivas, como uma mesa amarela, um sofá azul ou ao lado de quadros coloridos. Assim, você traz harmonização a partir do jogo de cores.

costela-de-adao-6

A costela-de-adão em objetos de decoração

Trazer plantas naturais para ambientes internos é uma ótima ideia. Mas, se esse não é exatamente o seu estilo, não tem problema, você ainda pode aproveitar a tendência em objetos decorativos.

Uma opção é usar um quadro com a imagem da costela-de-adão ou pequenos quadros associando diferentes espécies, criando uma composição.

costela-de-adao-7

Outra ideia é apostar em estampas. Algumas boas opções são:

– Almofadas;

– Cobertores;

– Roupas de cama;

– Papel de parede.

Além disso você pode criar uma composição que una a planta à decoração (como o papel de parede ao fundo de uma mesa com um vaso com costela-de-adão), ou apenas o objeto decorativo, caso você não possa manter o cultivo adequado.

costela-de-adao-8

Existem ainda muitas outras ideias. Utensílios como caminho de mesa, jogo americano e porta-guardanapos no formato da planta, por exemplo, deixam o visual bem mais bonito e atrativo.

costela-de-adao-9

O que preciso saber antes de ter uma costela-de-adão?

Os cuidados para cultivar a costela-de-adão são bastante simples. É indicado manter a planta sob luz solar indireta e uma rega frequente.

Contudo, lembre-se de que, apesar de ser uma planta frutífera (e seus frutos serem comestíveis depois de um período de maturação), as folhas são tóxicas. Se consumidas, podem causar graves reações alérgicas.

Portanto, caso tenha animais ou crianças em casa, mantenha a planta fora de alcance, ou opte apenas pelos elementos decorativos.

Existem inúmeras maneiras de compor a decoração de um ambiente com a costela-de-adão, sendo possível atender a diversos estilos, seja ele rústico, contemporâneo, minimalista, despojado ou aquele que mais combina com você!

Leia também:

+ 9 plantas para cultivar em casa

+ Como cultivar hortas em vasos

+ Arquitetura sustentável: 5 dicas para adotar em casa

Mais populares