renzo-piano-1

Na série Grandes nomes da arquitetura, trazemos hoje a história de Renzo Piano, um dos arquitetos mais renomados da atualidade.

3 de janeiro de 2020


Na série Grandes nomes da arquitetura, trazemos hoje a história de Renzo Piano, um dos arquitetos mais renomados da atualidade. O italiano é conhecido por sua arquitetura futurista:  seus projetos arquitetônicos trazem a marca da tecnologia. Mas, muito além de um estilo único, Piano transita por uma diversidade de referências, criando obras inovadoras e criativas.

Para você se inspirar com o trabalho de grandes arquitetos e aprender mais sobre os conceitos e referências da área, conheça a biografia de Renzo Piano, suas principais obras e sua importância do arquiteto para o universo da construção civil. Confira!

A história de Renzo Piano

O arquiteto nasceu em 1937, na cidade de Gênova, na Itália, e desde cedo foi envolvido no universo da construção: Renzo vem de uma família de construtores.

Na juventude, Renzo estudou na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão e se graduou em 1964. Durante a faculdade, foi orientado pelo conhecido arquiteto e professor Franco Albini, trabalhando em um projeto em que visitava os edifícios coordenados por seu próprio pai.

renzo-piano-2

Em 1970, juntamente com Richard Rogers, fundou o Piano & Rogers. Sete anos depois, trocou de sócio e abriu o escritório Piano & Rice, com Peter Rice. A longa parceria durou até 1993, quando o sócio faleceu.

Desde 1981 até hoje, Renzo Piano comanda um ateliê em Gênova, chamado Renzo Piano Building Workshop. O arquiteto conta com uma grande equipe, constituída por mais de 100 pessoas especializadas em áreas diversas, além de arquitetos associados. O escritório também tem núcleos independentes em Paris e em Gênova.

Vale mencionar ainda que, em 2013, Renzo Piano foi nomeado senador vitalício na Itália, tamanho seu prestígio no país.

As principais obras do arquiteto

Renzo Piano recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, como a Medalha de Ouro do RIBA, Medalha de Ouro do AIA, condecoração francesa Legião de Honra, Prêmio Kyoto, Prêmio Sonning e o célebre Prêmio Pritzker.

Suas obras são mundialmente conhecidas e muito bem conceituadas pelo meio da arquitetura e da construção civil. Conheça algumas delas!

Centro Georges Pompidou

Marco da arquitetura contemporânea, esse museu, que fica no centro de Paris, é uma das obras mais conhecidas de Renzo Piano, projetada em parceria com Richard Rogers.

renzo-piano-3

Ao colocar as estruturas do edifício do lado de fora, como que em uma obra do avesso, o projeto foi uma inovação. Quando iniciou a obra, que durou de 1972 a 1977, o arquiteto tinha apenas 35 anos, o que o fez se destacar na área desde jovem.

Shard London Bridge

Este arranha-céu, com formato de pirâmide, tem cerca de 300 metros de altura. Localizado em Londres, é o prédio mais alto de toda a União Europeia.

renzo-piano-4

Inaugurada em 2012, a obra é feita inteiramente de aço e vidro, além de formas triangulares em sua estrutura. Surpreendente, a obra chama a atenção por seu formato, que vai afunilando até o topo.

Outras obras

O portfólio de Renzo Piano é extenso. Além dessas duas grandes obras, outros projetos reconhecidos são:

Centro Cultural Jean Marie Tjibaou

renzo-piano-5

Estádio San Nicola

renzo-piano-6

Whitney Museum of American Art

renzo-piano-7

Isabella Stewart Gardner Museum

renzo-piano-8

Sede do The New York Times

renzo-piano-9

Zentrum Paul Klee

renzo-piano-10

Parco della Musica

renzo-piano-11

Aeroporto Internacional de Kansai

renzo-piano-12

A contribuição de Renzo Piano para a construção civil

Como vimos, a obra arquitetônica de Renzo Piano é marcada pelo uso de tecnologia e pela inovação. Contudo, não se resume a isso. Aliando seus projetos high tech à sustentabilidade, o arquiteto também transita por outros estilos.

Apesar de algumas características peculiares, pode-se dizer que Renzo se manifesta mais por um não estilo do que por um estilo pré-definido. A diversidade de materiais utilizados, o uso de formas diferentes e um conjunto de ideias variadas são algumas características que fazem do arquiteto um artista único.

Reconhecido por essa singularidade, Renzo Piano ensina ao universo da construção civil que inovar é mais do que usar tecnologia e um estilo futurista. A inovação está ligada também à pluralidade de estilos e à diversidade de referências. Inovar é quebrar limites e definições.

Sem se considerar de um estilo único, Renzo Piano diz: “se você me perguntar qual é a minha constante, é a ideia de fazer um edifício voar – criando algo com zero gravidade”.

Nessa mesma linha de pensamento, as obras do arquiteto também estão muito associadas às qualidades intangíveis das construções. A energia, a luz, o ar, o magnetismo – tudo isso é considerado em seus projetos.

Portanto, Renzo Piano nos ensina que um estilo pode ter uma pluralidade muito ampla. E que a criação na arquitetura requer perceber tudo o que está agregado a uma obra: do concreto ao ar, da matemática à magia, da construção sobre a terra ao edifício que voa.

Leia também:

+ Conheça Zaha Hadid, a rainha das curvas arquitetônicas

+ Grandes nomes da arquitetura: conheça Tom Wright

+ Entenda o que é o retrofit arquitetônico

Mais populares