Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
O tom neutro do cinza é moderno e sofisticado ao mesmo tempo. Mas como usar o cinza na decoração?
9 de fevereiro de 2021
Tudo indica que estará em alta neste ano o cinza na decoração. Isso porque uma das cores de 2021, escolhidas pela Pantone, é o Ultimate Grey, ou Cinza Sólido. Esta é a primeira vez que um cinza aparece entre as escolhidas.
O tom neutro do cinza é moderno e sofisticado ao mesmo tempo. Mas como usar o cinza na decoração?
A cor cinza é fácil de combinar, pois é versátil e destaca as outras cores. Ela cai bem com cores metálicas, como ouro, prata, bronze e, o queridinho da moda, rosé gold. Além disso, ela é totalmente aplicável a diversos estilos, como industrial, rústico, boho, clássico ou minimalista, por exemplo. Veja abaixo algumas ideias.
É muito comum usar o cinza na decoração apenas em uma das paredes do ambiente ou em detalhes como tapetes e sofás. A aplicação de cinza com branco pode ser acolhedora e confortável, além de dar um toque de sofisticação.
O branco predominante na base e o cinza voltado para os detalhes podem deixar o ambiente moderno e despojado. Uma opção para ambientes onde a cor branca predomina são os móveis cinzas.
Já outras cores neutras, como tons de bege, podem deixar o cinza mais quente, o que confere aconchego e classe principalmente em salas e quartos.
A cor preta pode dar um toque de personalidade quando usada com cinza e branco. Porém, use tons mais escuros apenas se o ambiente tiver uma boa iluminação.
A luminosidade do ambiente pode ser ajustada tanto com iluminação natural como com o uso de luminárias inteligentes ou com múltiplas funcionalidades.
Já que estamos falando do uso de cores neutras junto com o cinza na decoração, o uso para espaços integrados é uma tendência.
Além de demarcar a fronteira entre cada ambiente, realça cada um deles, bem como seus estilos, e até mesmo objetos que os diferenciam. Além disso, o cinza pode oferecer mais proximidade, agregação e bem-estar.
O uso de diferentes tonalidades de cinza dá elegância e pode ajudar a ampliar os ambientes. Mas, cuidado! Se o recinto for pequeno, cores muito escuras podem deixá-lo sufocante. Por isso, o indicado é utilizar tons de cinza abaixo do grafite, se esse for o caso.
O cinza é a base perfeita para misturar cores sem deixar o ambiente carregado demais. Assim, permite que você solte a sua criatividade e coloque almofadas, mesas e quadros coloridos.
Isso possibilita uma decoração mais arrojada e moderna, além de animada. O cinza na decoração acalma as outras cores, principalmente o pink, o vermelho e o laranja.
Ao mesmo tempo, os pontos de cores ficam mais “quentes”, tornando o ambiente mais aconchegante. Uma possibilidade para reforçar essa característica é o uso de iluminação indireta, que ajuda a destacar móveis e objetos coloridos.
Todos sabemos que, para um ambiente de estudo ou trabalho, é necessário aplicar cores e decorações que evitem distrações – além, é claro, de uma boa iluminação que ajude a manter o estado de alerta e a concentração nas atividades. Uma saída são lâmpadas de led, mais potentes e uma tendência de decoração.
Sendo assim, é recomendado o uso de cores mais neutras como o cinza para a pintura das paredes e a decoração. Isso porque o cinza é uma cor psicologicamente neutra, que induz a um estado de calma e favorece essa concentração necessária. Além disso, a cor sóbria traz mais seriedade.
Você pode combinar cores quentes em objetos e pontos estratégicos para manter a sensação de aconchego.
Quer mais dicas de decoração de interiores e arquitetura? Acompanhe este artigo sobre as tendências para 2021.