Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Paredes e objetos coloridos dão sempre personalidade a qualquer projeto arquitetônico e trazem vida ao iluminar ambientes.
26 de fevereiro de 2018
Paredes e objetos coloridos dão sempre personalidade a qualquer projeto arquitetônico e trazem vida ao iluminar ambientes. Cores brilhantes, por exemplo, combinam muito bem com um pano de fundo mais neutro e objetos do cotidiano podem (e devem) fazer parte da decoração.
Não existem regras na combinação das cores, mas acima de tudo, é preciso adequar as cores à proposta de arquitetura para que elas façam sentido. Utilizar ao máximo a luz natural também é um fator importante para iluminar ambientes, realçando os detalhes e dando a sensação de que o lugar é espaçoso e arejado.
Preparamos cinco dicas para você se aventurar com as cores e iluminar os ambiente da sua casa com decoração. Confira!
Uma simples pintura na parede pode transformar a sua casa, mas é preciso ter cautela na hora de escolher a cor mais adequada para cada tipo de ambiente. No quarto, por exemplo, não é recomendado o uso de tons escuros ou intensos, já que as cores podem interferir na qualidade do sono. Já pintar apenas uma parede de uma cor ou fazer alguns detalhes está valendo.
Explore toda a sua criatividade na hora de decorar a casa com objetos coloridos. Use e abuse de quadros, enfeites, móveis, esculturas ou objetos de decoração. Eles dão estilo ao ambiente e enfeitam estantes, aparadores, mesinhas de centro ou de canto.
Vale garimpar em feiras de antiguidades ou procurar em lojas de decoração itens com preços acessíveis. Feiras de artesanato também costumam ter peças coloridas e interessantes, além de exclusivas.
Adesivos ou papéis de parede também são uma boa dica para quem não quer se arriscar com os pincéis. No caso dos quadros, eles podem ficar presos ou apoiados sobre os móveis. Já os adesivos são ideais em quartos infantis, cozinhas, banheiros, e também na sala.
Existem tintas especiais que criam texturas ao serem aplicadas e que você mesmo pode fazer. Na internet existem vários tutoriais, inclusive, com o passo a passo. Os recursos para a texturização são os mais diversos e vão desde gel, acrílico, massa, escovão, rolos e pincéis.
Além da tinta, você pode mudar a parede com placas de plástico (polietileno), que simulam tijolinhos, pedras e pastilhas. A colocação é feita com cola especial e para limpar é só passar um pano umedecido. Acredite, isso também vai ajudar a iluminar ambientes.
Mude a cor do sofá com uma capa pronta, daquelas próprias para encaixar. Se preferir, pode colocar uma manta bem estilosa que dará um efeito super legal. Escolha o tipo de tecido e padronagem que valorizam a sua decoração e complete o ambiente com almofadas que contrastam com os móveis, e isso ilumina ambientes.
O mesmo serve para os tapetes e cortinas, que dão acabamento aos espaços, ressaltando os móveis e objetos. Há uma variedade de tipos, cores, padrões e tecidos, então escolha um que caiba no seu orçamento e que combine com o estilo do ambiente, seja ele moderno, clássico ou rústico.
Crie cantinhos especiais com padronagens, listras, florais ou plantas. Uma poltrona, e uma luminária com pé já transformam o lugar em um aconchegante cantinho de leitura. Áreas livres embaixo de escadas podem se transformar em um armário ou estante, colocando-se portas ou caixas coloridas. Nichos também são uma ótima opção para guardar e ao mesmo tempo expor, objetos como DVDs ou aquela coleção especial.
O que não falta são truques de decoração para renovar a sua casa!