reduzir-custos-da-obra-capa

Se você já gerenciou um obra, sabe como ocorrem gastos maiores com os imprevistos. Para evitar que isso aconteça, selecionamos 4 dicas para reduzir custos.

11 de dezembro de 2017


Se você é o construtor ou o proprietário de uma casa, sabe que seus custos sempre são maiores do que o orçamento inicial. Mas por quê? Além de ter imprevistos, sempre aparecem gastos que não estavam programados. Mas para evitar que isso aconteça, selecionamos 5 métodos que podem te ajudar a reduzir os custos da construção.

1. Aplique a regra 80/20

Também conhecido como o Princípio de Pareto, a regra 80/20 é uma regra muito útil que pode ser aplicada não só na obra, mas também ao seu cotidiano. O principal conceito por trás do Princípio de Pareto é que 80% dos resultados provém de 20% dos insumos. Quando se trata de custos de construção, poderíamos dizer que 80% dos custos de construção são de 20% de seus itens.

Se você quiser reduzir os custos da construção, preste atenção naqueles 20% vitais. Dependendo do tipo de construção, podem ser vidros, paredes externas, construção de telhado, fornecimento ou colocação de concreto e anule os outros 80% de insumos do seu custo de construção estabelecendo um montante fixo.

2. Controle seus custos variáveis

Identifique seus custos variáveis antes de colocar seu projeto em ação. Os custos variáveis são aqueles que mudam durante o projeto, como mão de obra, aluguel de equipamentos (especialmente andaimes) e escavações.

Para garantir que você tenha suas variáveis sob controle, controle seu limite e crie um cronograma de gastos da construção para reduzir a chance de explodir seu orçamento.

3. Considere produtos alternativos

Seu fornecedor pode ser seu melhor amigo, mas como você sabe que ele está lhe dando o melhor negócio? Pode haver alternativas mais rentáveis aos produtos que você está usando.

Por exemplo, você considerou comparar as diferenças entre revestimentos metálicos e telhas de concreto? A cobertura metálica pode ser mais cara, mas envolve menos treliças, menos manutenção e menos carga. Certifique-se de obter uma cotação de antemão e compare os produtos adequados ao seu projeto.

como-reduzir-custos-da-obra

4. Criar um planejamento

A maneira mais eficaz de administrar os gastos é gerenciando um planejamento. Existem várias maneiras para se fazer isso, seja num caderno ou usando um software como o Microsoft Excel. Embora haja um pouco de trabalho extra envolvido, você vai acompanhar de forma visual todo o andamento do projeto e pode identificar problemas antes de surgirem.

Agora que você está ciente do que fazer – o próximo passo é agir. Basta lembrar de reunir e comparar todas as informações e estar aberto a métodos alternativos para o que você está acostumado.
Também esteja ciente de manter um olho em custos variáveis que possam sair de controle mais facilmente.

Agora, se quiser dicas de como fazer um projeto elétrico para a sua casa nós listamos tudo o que você não pode esquecer em um projeto elétrico.

Mais populares