Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Sabia que existem itens que ajudam a economizar energia elétrica? Saiba um pouco mais sobre alguns dos principais deles neste conteúdo!
25 de abril de 2022
Você está interessado em descobrir itens que ajudam a economizar energia elétrica? Com a alta no preço da conta de luz, nada mais esperado do que pensar em formas inteligentes de otimizar o consumo e diminuir os custos.
De acordo com os dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), a tarifa residencial subiu mais que a inflação do país. Desde 2015, a conta de luz acumulou alta de 114%, diante de 48% da inflação nesse período. Isso mostra o quanto a energia tem ficado mais cara nos últimos anos.
O jeito é buscar alternativas que contribuem para a redução do gasto energético e optar por produtos que evitam o desperdício de energia. Ao agregar esses itens à rotina, fica mais fácil controlar o uso da energia, além de ganhar mais comodidade nas tarefas diárias.
Veja a seguir 4 itens que ajudam a economizar energia elétrica e cumprem essa função, bem como suas vantagens. Confira agora!
As lâmpadas de LED são itens que ajudam a economizar energia elétrica porque elas têm capacidade de produzir a mesma quantidade de luz das lâmpadas incandescentes usando menos watts por potência.
Antigamente, as lâmpadas incandescentes eram as líderes de mercado por terem um custo de aquisição menor. Entretanto, hoje, são vendidas em menores quantidades, já que foi comprovado que pagar um pouco a mais em uma lâmpada de LED acaba compensando o valor gasto pela economia de energia feita por ela.
A tecnologia LED oferece boa iluminação e gera menos calor, apresentando alta eficiência e custo x benefício. Dependendo do modelo, a economia chega a mais de 80%. Se levarmos em consideração que as lâmpadas consomem em média 20% da energia total na conta, é uma vantagem significativa.
O interruptor Wi-Fi é uma tecnologia recente no mercado de automação residencial que deixa os lares muito mais automatizados e inteligentes. Essa solução pode substituir ou trabalhar em paralelo com os interruptores convencionais, oferecendo mais conectividade aos usuários.
Com os interruptores inteligentes, é possível controlar o acionamento de luzes e definir horários para apagar ou acender. Esses comandos podem ser feitos por voz ou por meio de um aplicativo para smartphone.
É possível ainda usar outras funcionalidades do interruptor Wi-Fi na rotina da casa. Como por exemplo, há modelos que permitem sua regulagem via aplicativos e definição da intensidade da luz.
Agora chegamos a um foco muito importante que é a redução de consumo nos itens elétricos. Dentre os itens que ajudam a economizar energia elétrica, os plugues inteligentes sem dúvida se destacam. Isso porque eles permitem desligar aparelhos e eletrodomésticos mesmo à distância.
Essa tecnologia é ótima para situações em que são esquecidos equipamentos ligados em casa e que ficam consumindo energia desnecessariamente. Mas não é só nessas situações que eles são úteis.
Se o aparelho tiver o plug, via smartphone, com assistente Google ou outros assistentes virtuais, é possível enviar outros comandos.
Os plugues inteligentes podem ajudar famílias que desejam estabelecer um limite para atividades como assistir à televisão ou fiscalizar o uso inadequado dos itens elétricos.
Imagine ocasiões em que as crianças podem esquecer esse aparelho ou o videogame ligado. Com os plugues inteligentes o desligamento pode ser programado, sendo executado automaticamente.
Por fim, as fotocélulas também são itens que ajudam a economizar energia elétrica. Elas acendem conforme a luz do sol se põe, o que significa que automaticamente estarão preparadas para acender à noite, evitando desperdício durante o dia.
São ótimas para quintais, varandas e áreas externas da casa. Além de economia, permitem decoração e iluminação muito melhores à casa, tornando o ambiente aconchegante, acolhedor e com visual valorizado.
Além dos diversos itens que ajudam a economizar energia elétrica, existem ações que geram mais economia na conta de luz e ainda contribuem para o meio ambiente, como:
– usar energia solar;
– diminuir o tempo no banho;
– utilizar eletrodomésticos mais novos e econômicos;
– optar por cores mais claras nos ambientes para diminuir o uso da luz artificial.
Portanto, optar por produtos inteligentes, tecnológicos e econômicos e investir em automação residencial é a melhor opção para você conseguir reduzir os gastos em energia elétrica.
Agora, que tal aproveitar e saber mais sobre o que é automação residencial, como ela funciona e quais são as suas vantagens? Confira aqui.