Você quer descobrir quem é Francis Kéré e por que ele foi o vencedor do prêmio Pritzker 2022, um dos principais da arquitetura? Saiba aqui!

12 de julho de 2022


Francis Kéré (ou Diébédo Francis Kéré, seu nome completo) é o grande ganhador do Pritzker 2022, o maior prêmio internacional de arquitetura que ocorre uma vez ao ano e que tem como objetivo homenagear um ou mais arquitetos vivos que combinam qualidade, talento e compromisso com a humanidade por meio da arte da arquitetura.

Mas o que fez Francis Kéré ganhar essa premiação e se destacar em meio a tantos arquitetos de sucesso da atualidade? Certamente, comprometimento e visão profissional estão entre os motivos.


Confira a seguir o percurso dele até essa conquista e o porquê de sua contribuição ser tão importante para a arquitetura.

Conheça a história e a trajetória de Francis Kéré

Francis Kéré nasceu na África Ocidental, na Vila de Gando, localizada em um país popularmente pouco conhecido chamado Burquina Fasso (ou Burkina), em 1965.

Seu pai, o líder dessa vila, queria que seu filho mais velho aprendesse a ler e a escrever. Assim, Francis Kéré se tornou a primeira criança da vila a frequentar a escola. Para isso, Francis Kéré teve que deixar a vila e ir morar com seu tio na capital, já que não existia escola alguma na Vila de Gando.

Depois de concluir seus estudos, tornou-se carpinteiro e recebeu uma bolsa de estudos para fazer estágio na Alemanha.

Após realizar o estágio, ingressou na faculdade, formou-se pela Universidade Técnica de Berlim em 2004 e é cidadão alemão, residindo nessa cidade desde 1985.

O arquiteto chegou a fundar seu próprio ateliê, chamado Kéré Architecture.

Coleciona também o Prêmio Aga Khan de Arquitetura 2004 e a medalha de ouro no Global Award for Sustainable Architecture.

Francis Kéré e o pensamento na sustentabilidade

Algo que chama atenção na trajetória de Francis Kéré é a forma como ele pensa a respeito da comunidade que o cerca e na questão sustentável. Em suas declarações, já deixou explícito o quanto lhe é importante que a comunidade local usufrua e participe das conquistas.


É em suas obras que o olhar para o meio ambiente se destaca. Contudo, isso não é só pelo uso de material de baixo custo, mas justamente por empregar, por vezes, as pessoas da comunidade na mão de obra. Um fator que também faz parte do ideal ecológico.

Assim, em seu trabalho, ele se preocupa em analisar as condições climáticas, sociais e econômicas da região para propor os melhores projetos.

Principais obras do arquiteto Francis Kéré

Abaixo selecionamos algumas das principais obras do arquiteto que ganharam destaque por suas características, sua criatividade e seus recursos:

Escola Primária de Gando

Este é com certeza um dos trabalhos mais representativos pelos quais é reconhecido. O prédio dessa escola, aliás, foi o que lhe rendeu o Prêmio Aga Khan.

Ela foi a primeira instituição primária do tipo na Vila de Gando, construída em 2001. Destoa das demais, feitas em concreto, porque foi levantada com tijolos de barro e um design inovador. O concreto é caro para a região, por isso Kéré procurou alternativas.

Propondo um telhado de zinco, que recobre toda a edificação, mas deixar o ar entrar, ele encontrou uma forma para que ela edificação fique protegida da chuva e fresca ao mesmo tempo.

Desse modo, utilizou um material visto como mais frágil de maneira inteligente, sem contar que toda a comunidade participou da construção.

Instituto de Tecnologia de Burkina

O projeto desta edificação utilizou um sistema de módulos, permitindo que haja um pátio central retangular. Isso permite que novos módulos sejam colocados para aumentar a construção caso seja necessário.

O interessante é que cada um desses módulos foi feito com argila e concreto, o que diminui o tempo de execução das obras. A argila é muito encontrada na região e ajuda a resfriar o ambiente.

Outro destaque são as paredes recobertas por madeira de eucalipto, assim como telhados suspensos. As aberturas possibilitam iluminação natural nesses espaços, e há um sistema de proteção contra a chuva, além de captação de água pluvial.

Instituto Goethe de Dakar

Quem visualiza a construção percebe logo traços peculiares. Há elementos vazados ao redor de janelas na parte superior, dando um ar diferenciado ao espaço, e o telhado é apoiado em pilares que formam uma árvore.

Tudo isso remete ao sustentável e à natureza, conferindo um ar especial ao local. A beleza também está presente, trazendo sensação agradável.

O telhado é acessível, ou seja, pode ser usado também como um espaço a mais. Assim, além de proteger a edificação, é uma alternativa para realização de eventos, por exemplo.

Obras como essa fazem parte de um portfólio renomado que ajudou a levar o sustentável ao olhar de outras pessoas ao redor do mundo.


Gostou de saber mais sobre Francis Kéré? Então, conheça a trajetória de outros arquitetos renomados, como Ludwig Mies Van Der Rohe.

Aproveite e leia também 8 diferenciais para ser um arquiteto de sucesso!

Mais populares