Você sabe o que é cálculo estrutural e qual é a sua importância? Veja por que ele é indispensável para uma construção com mais segurança.

11 de janeiro de 2023


Vai construir, projetar ou desenhar uma casa? Você já ouviu falar sobre cálculo estrutural e a sua importância nessas horas?

Antes de executar qualquer obra, é importante lembrar de que se faz necessário um estudo para que tudo seja feito adequadamente, seguindo as determinações previamente calculadas para haver mais segurança para os colaboradores.

Após feito, um projeto que não atenda esses requisitos pode não ser liberado para habitação ou ter problemas difíceis de resolver, ocasionando prejuízos e necessidade de refazê-lo para os moradores.

Por isso, neste conteúdo, iremos explicar brevemente o que é esse cálculo, para que serve e como é feito. Acompanhe a seguir e fique por dentro do que você não deve esquecer de garantir antes de começar.

O que é cálculo estrutural?

Primeiramente, é importante entender a conceituação do tema. Esse procedimento se refere a todos os cálculos matemáticos e físicos feitos antes de construir uma edificação. Serve para garantir que tenha resistência, seja segura e bem dimensionada para aguentar todos os esforços a que está sujeita.

Com isso, é possível ter certeza de que a sustentação da estrutura dará conta de apoiar a construção. Nele são verificados aspectos como detalhes de vigas, lajes e pilares, por exemplo, calculando as dimensões e a armadura.

O volume de concreto, os formatos, as forças e os níveis envolvidos também são verificados. Desse modo, o construtor tem parâmetros previamente analisados para proceder com a obra sem se preocupar com algo estar inadequado.

Qual é a importância dele?

Como você pode ter percebido, o cálculo estrutural é fundamental para ser dado o passo de construir. Além disso, é uma ótima forma de garantir que seja comprado e utilizado tudo conforme a necessidade, evitando desperdícios.

Com ele, é possível então otimizar os custos envolvidos na construção. Isso permite melhor gerenciamento da obra e do orçamento. É importante considerar ainda que existem softwares que auxiliam no cálculo computacional dos projetos, desse modo, obtém-se mais agilidade e precisão.

Confira como aumentar a produtividade na construção civil com a tecnologia e as ferramentas de realidade aumentada para a área.

Verificando diferentes necessidades com cálculo estrutural

O cálculo estrutural tem grande importância na verificação da resistência estrutural – também das combinações de carregamento extremo durante o tempo que o imóvel durar, analisando pesos, impactos de cargas móveis e outras características similares.

Em outras palavras, isso também tem relação com a finalidade de cada imóvel. Dependendo do que estiver sendo projetado para existir ali, esse cálculo pode considerar um ou outro fator diferente.

Se é uma casa para habitação normal, é natural que as cargas e os esforços não sejam os mesmos do que um galpão que servirá para acomodar itens de muito peso. A mesma coisa acontece com um local que funcionará para eventos ou uma fábrica com grande movimentação de veículos pesados, para citar outra hipótese.

Nesse sentido, o cálculo estrutural irá analisar essas variáveis para garantir que a construção tenha dimensões, condições e materiais próprios suportar todas essas atividades previstas.

Como cálculo estrutural é feito?

É muito relevante ressaltar que o cálculo estrutural normalmente tem etapas e deve ser feito por um profissional habilitado com todos os conhecimentos técnicos necessários para isso.

O especialista, chamado engenheiro calculista, deve ter também ciência das normas técnicas envolvidas no projeto estrutural. Ter conhecimentos dos parâmetros que definem as cargas, as forças de ventos, a execução das fundações, entre outras, também é importante.

Para finalizar, ressalta-se que o cálculo é dividido em fases. Elas vão desde a chamada concepção estrutural, em que é definido o sistema da obra, até o pré-dimensionamento dos elementos (como lajes e vigas) e as opções usadas nelas e nas fundações.

Em seguida, são determinadas e mensuradas ações de segurança, verificando a que ações a construção será submetida. Por fim, são detalhados os elementos estruturais, no caso do concreto, e emitida uma ART, que é um documento assinado pelo profissional responsabilizando-se tecnicamente.

Conseguiu entender basicamente o que é cálculo estrutural? Aproveite e baixe o Guia da Acessibilidade na Construção Civil para entender como assegurar esse fator nas obras de acordo com as normas vigentes.

Mais populares