arquitetura-corporativa

Cada vez mais ganha força a tendência que busca reconstruir a atmosfera da arquitetura corporativa, trazendo inovação aos ambientes sóbrios de escritórios.

26 de setembro de 2018


Atualmente as empresas mais antenadas e criativas revolucionam quando o quesito é projetos de interiores. Cada vez mais ganha força a tendência que busca reconstruir a atmosfera da arquitetura corporativa, trazendo inovação aos ambientes sóbrios de escritórios.

Passamos muito tempo nos ambientes corporativos e eles acabam se tornando nossa segunda casa, devido ao tempo e empenho dedicados às jornadas de trabalho. Por isso, a arquitetura corporativa tem como objetivo intervir no ambiente de trabalho, levando motivação e melhorando a produtividade dos colaboradores.

Portanto, não podemos cair no erro de resumir a atmosfera do ambiente de trabalho somente aos cuidados do relacionamento interpessoal. Precisamos cada vez mais, seguir a tendência e reforçar a necessidade de ambientes mais acolhedores, confortáveis, versáteis e modernos.

As estações fixas, o mobiliário estático e as cores frias dão lugar a novas formas de planejar a arquitetura corporativa, levando a multifuncionalidade ao centro da questão. Por isso, listei abaixo alguns pontos que garantem um ambiente de trabalho sofisticado e motivador.

1 – Vegetação

A utilização de vegetação garante a conexão com a natureza. Os colaboradores poderão sentir-se mais próximos do ambiente externo, do verde, criando um equilíbrio entre a correria do dia a dia e o relaxamento.

2 – Cores acolhedoras

Uma boa paleta de cores pode deixar o seu ambiente corporativo mais acolhedor. Fuja dos ambientes monótonos, chapados e sem texturas. Precisamos de cor nas nossas vidas – com certa parcimônia, claro – mas as cores podem estar presentes nos revestimentos, nas tintas e no mobiliário.

Os tons mais indicados são azul, rosa e verde.

3 – Mobiliário

Um ponto importante é o pensar no layout do ambiente com móveis planejados, que induzem a produtividade fora do formato tradicional e fechado, ocupando melhor o espaço e evitando uma sobrecarga já que a multifuncionalidade é o ponto principal.

4 – Iluminação

Um projeto luminotécnico que valorize o projeto arquitetônico é a chave de um layout bem planejado. Com foco na construção de uma ambiência que não ofusque e cause cansaço visual. O ideal é criar um ambiente confortável e bem iluminado.

arquitetura-corporativa

Estudo de área de relaxamento – empresa do ramo têxtil – projeto RCH Arquitetura

arquitetura-corporativa-2

Estudo de sala de reunião/trabalho multifuncional para coworking – Projeto RCH Arquitetura

Autor

Luiz Rocha é o arquiteto responsável pelo escritório RCH Arquitetura.

Mais populares