Conheça as 7 principais obras de arquitetura sustentável de Singapura.

6 de abril de 2021


Todo arquiteto já deve ter suspirado ao experimentar na pesquisa de imagens pelo termo “Singapura” – referência em arquitetura sustentável e encantamento. Não é de hoje que a cidade-estado insular do sudeste asiático tem chamado a atenção pelas suas construções.

Com o nono maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, a península de pouco mais de 200 anos esbanja alternativas, mesclando aspectos cosmopolitas que remetem a Dubai com preocupação ambiental refletida em metade do território coberto por vegetação.

Para aguçar a curiosidade e a inspiração, trazemos 7 exemplos de construções feitas com uma arquitetura sustentável em Singapura contextualizando cada uma delas. Confira:

1.  Hotel Parkroyal

Eleito o hotel mais verde do mundo em 2018 pela sua arquitetura sustentável, o Parkroyal reúne mais de 15 mil metros quadrados de área verde bem no coração de Singapura.

O primeiro da ilha a utilizar a “Cobiaz”, tecnologia que substitui o concreto por plástico reciclado, ele encanta os olhos de quem vê e de quem entende mais sobre seu projeto.

Os jardins suspensos são abastecidos por um sistema de autoirrigação que reutiliza a água da chuva. Além de ter sua manutenção totalmente por meio da energia produzida por células solares.

2. Nanyang School of Art, Design and Media

O premiado prédio da Escola de Artes, Design e Mídia fica localizado no campus da Nanyang Technological University. Seu projeto arquitetônico faz sucesso pelo mundo por causa das ideias inovadoras presentes nessa obra, como, por exemplo, o sistema de irrigação ativado pelo clima com objetivo de poupar água e luz.

Seu design moderno integra a construção com o ambiente verde, através dos gramados que cobrem toda a escola. Por essas características, é um dos exemplos mais famosos da arquitetura sustentável.

3. Heartbeat Bedok

Para os arquitetos que buscam se inspirar em projetos de arquitetura sustentável unindo estética e bem-estar, o edifício de 7 andares é um grande exemplo. O complexo socioambiental tem destaque tanto em design quanto em paisagismo.

O espaço proporciona aos seus moradores possibilidades de lazer integradas a um ambiente verde, além de oferecer biblioteca, centro de saúde e clube comunitário.

4. Hospital NG Teng Fong

A arquitetura sustentável pode se estender de maneira inovadora até mesmo a hospitais. Uma prova disso é o Hospital NG Teng Fong. A construção uniu a responsabilidade ambiental com os benefícios de cura relacionados ao contato com a natureza.

O edifício que agrupa mais de 1.100 leitos oferece uma varanda para cada paciente com seu próprio jardim, reduzindo a chance de contágio por infecções e vírus e aumentando a ventilação e a iluminação.

Além disso, os visitantes podem aproveitar a luz natural do sol nos jardins verticais no terraço. Tamanha preocupação com a natureza, resultou em um consumo de energia 38% menor do que dos demais centros hospitalares de Singapura. Suas iniciativas incluem o uso de sistema fotovoltaico para energia e aquecimento de água, além de contar com coleta da água da chuva para o cuidado com as plantas.

O ponto mais interessante da obra é sua ventilação natural: o empreendimento, por meio do design, capta o vento como um “funil”, tornando as condições internas extremamente agradáveis.

5. Oasia Hotel Downtown

É impossível não reparar nos mais de 200 metros de altura divididos em 27 andares de pura vegetação sob a malha de alumínio vermelho. O hotel com coloração alegre e chamativa possui 314 quartos e contempla 21 espécies de plantas trepadeiras, dando mais biodiversidade para a região e favorecendo a fauna e a flora da cidade.

A torre de paredes transparentes possibilita a visão interior e exterior e abriga jardins aéreos nos andares que funcionam como varandas urbanas. Dessa forma, a ventilação e a iluminação natural são maiores, e a experiência é a de estar em meio à natureza e à biodiversidade local mesmo no centro da cidade.

6. Astrid Hill

Mesclando modernidade e meio ambiente, a arquitetura sustentável da residência privada apresenta inúmeras práticas e métodos de reaproveitamento e redução de impactos ambientais.

A segmentação dos espaços em blocos permite o desligamento e a economia de energia enquanto estiverem desocupados, além do aproveitamento da luz natural nas paredes de vidro imensas e internas.

A proposta foi de introduzir, em aspecto contemporâneo e sustentável, a releitura de um lar chinês, descendência dos proprietários do imóvel. Por isso, cada detalhe faz a diferença no projeto. O resfriamento interior é concebido pelos jardins verticais e telhados verdes. Já a área verde externa garante alimentação orgânica e natural para os moradores.

7. Gardens By The Bay

Parece mentira, mas este encontro de jardins de Singapura existe e é um dos mais modernos, futuristas e sustentáveis do mundo. O complexo de três jardins premiado mais de 15 vezes foi inaugurado em 2012 em uma área aterrada próxima ao rio Singapura com a ideia de uma “cidade-jardim”.

Suas “árvores” de altura equivalente a 16 andares envolvem ações incontáveis de reaproveitamento de água, economia de energia e proteção da fauna e flora local.

E aí, gostou do conteúdo? Para ajudar você a se inspirar ainda mais, produzimos outro material completo com dicas de como construir com baixo impacto ambiental. Você pode conferir clicando aqui. Aproveite, é gratuito!

Mais populares