Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Quer conhecer quais as principais características dos projetos das casas do futuro? Reunimos quatro tendências que prometem mais estilo e conforto para os moradores.
9 de abril de 2021
Assistentes virtuais, automatização de luzes, robôs que limpam a casa… Os avanços da tecnologia têm surpreendido e se incorporado cada vez mais à rotina dos lares. No entanto, para esta década, as apostas das casas do futuro vão além da inteligência artificial.
Neste post, reunimos as principais características da arquitetura e decoração dos imóveis e as expectativas do mercado de construção civil sobre o que será tendência nos próximos anos.
Quer saber quais serão os quesitos mais valorizados daqui para frente? Confira abaixo!
As green buildings (construções verdes) já são uma realidade no mundo todo. Por exemplo, já é discutido se, no futuro, os shoppingscenters a céu aberto serão um padrão a ser seguido. A proposta é gerar a experiência em áreas externas, oferecendo bem-estar ao cliente e desconectando-o da venda direta.
O período de isolamento social aproximou mais o público da necessidade de se conectar com a natureza a partir de pequenas alterações na rotina diária. Com isso, a procura por jardins, hortas próprias e o desejo por uma vida mais sustentável se estendeu ao comportamento cotidiano da população.
As catástrofes ambientais recorrentes no mundo todo reforçaram ainda mais a adaptação para consumos e construções cada vez mais conscientes. Com isso, as expectativas para as casas do futuro unem não só a busca por ambientes mais arborizados como também soluções que tragam menor impacto ambiental.
Investimentos em placas fotovoltaicas e em abastecimento de energia e água por meio de alternativas de reaproveitamento são excelentes opções econômicas. Além disso, a integração com espaços e jardins verdes é um dos ideais de novos projetos e razão de reformulações para muitos espaços.
Em um mundo no qual “tempo é dinheiro”, a tecnologia tem sido a maior oportunidade para oferecer conveniência e disponibilidade aos usuários em pequenas e grandes soluções. Na arquitetura, a realidade virtual e a automatização têm crescido exponencialmente.
O que antes era inimaginável, agora é feito à distância e com o auxílio do próprio celular na palma da mão. Nas casas do futuro, a união entre estética e funcionalidade combina perfeitamente em detalhes que fazem a diferença.
Não precisar carregar as chaves em função de adquirir fechaduras eletrônicas, desligar e alterar a intensidade das luzes por meio de um aplicativo no celular, acionar eletrodomésticos periodicamente: tudo isso já é possível.
As ideias em prática são incontáveis, tomada, ar-condicionado e televisão não precisam mais de botões ou controles para ligarem, tudo é feito de modo automatizado a partir de simples aplicativos. O limite? A criatividade e a empatia de quem projeta a partir da perspectiva do próprio morador. A expectativa é que as transformações façam parte do cotidiano de modo cada vez mais rápido.
O lifestyle se consagrou no design, na moda e no dia a dia das pessoas. Com a premissa de que “menos é mais”, o minimalismo pode ser um grande aliado na integração de projetos e ambientes de qualquer tamanho.
A ideia é manter apenas os elementos essenciais, evitar excessos, unir estética e funcionalidade, priorizar conforto e praticidade e valorizar mais a qualidade do que a quantidade.
O conceito do minimalismo pode ser aplicado tanto em espaço menores quanto em ambientes maiores. O objetivo é construir espaços multifuncionais com uma estática mais clean, garantindo o conforto por meio dos detalhes.
No design, as cores que prometem são preto, branco e cinza, reforçando a ideia de discrição e clareza visual. Os principais portais de decoração e arquitetura já antecipam uma arquitetura e decoração de casas do futuro se fortalecendo acerca do estilo minimalista. Que tal integrá-lo desde já?
Um dos pilares principais da decoração integrada à necessidade de conexão com a natureza gira em torno da iluminação. Diretamente ligada ao bem-estar do ambiente, os aspectos de luz ganham ainda mais importância para um projeto.
Excelentes aliadas para a percepção externa vinculada ao uso de iluminação natural, as claraboias e aberturas zenitais garantem maior conforto e autenticidade aos ambientes. Além disso, explorar janelas, fachadas e paredes de vidro são uma grande tendência que integra modernidade e aconchego em uma só solução.
Gostou desse conteúdo sobre casas do futuro? Conheça os outros materiais no blog da WEG e fale conosco para conhecer nossas soluções.