Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Reduzir custos, atrasos e padronizar atividades podem passar o status de metas traçadas para metas alcançadas com a ajuda da tecnologia.
15 de agosto de 2018
A sua construtora, como a maioria no mercado, deve ter como objetivo aumentar a produtividade na construção civil, certo? Reduzir custos, atrasos e padronizar atividades podem passar o status de metas traçadas para metas alcançadas com a ajuda da tecnologia.
Com a alta competitividade no mercado imobiliário, a solução vem em smartphones, aplicativos, maquinários modernos e materiais inovadores, como aliados para obter maior produtividade na construção civil.
Além de ser um diferencial na hora de conquistar a confiança de um novo cliente, esses recursos podem proporcionar, principalmente:
– Redução no tempo total da obra;
– Ajuda para a equipe manter um padrão e critérios de qualidade;
– Redução do desperdício de materiais com maior controle sobre o estoque.
Veja 5 maneiras como a tecnologia pode transformar a produtividade dos projetos e aprimorar a execução de inúmeras etapas construtivas:
Alguns softwares bem conhecidos na área, como o BIM 360 Glue, criam uma representação matemática de um projeto tridimensional. Esses modelos ficam salvos na nuvem e podem ser visualizados em qualquer lugar. Ou seja, dados e cálculos podem ser alterados ou atualizados em tempo real. Assim, a empresa evita o retrabalho em várias etapas da obra, que acabam gerando custos extras e atrasos.
Apesar de já ser bastante conhecida, muitas empresas ainda não adotaram essa tecnologia porque têm uma postura mais conservadora e dificuldades de armazenar e compartilhar modelos 3D.
Os drones ainda são pouco explorados pela construção civil, mas são uma potente ferramenta de inspeção no canteiro de obras. Já pensou como aumentaria a produtividade na construção civil como um todo e na sua construtora ao poder contar com um drone, para ter uma visão completa e diferenciada dos serviços em andamento? Com inspeções mais frequentes, as possíveis inadequações poderiam ser corrigidas antes mesmo de se tornarem um problema real.
Esse é um dos equipamentos mais utilizados nas fases preliminares de uma obra. Na versão tecnológica, as estações são operadas de forma remota e implementadas facilmente no canteiro de obras. Os benefícios incluem medidas mais precisas, inspeções mais rápidas, dados disponíveis em tempo real e menor índice de erros.
De alguns anos para cá, a indústria dos pré-fabricados, que já são comuns em projetos de construção, passou a produzir os componentes através da impressão 3D. Isso significa criar peças personalizadas e em formas complexas de maneira econômica e rápida.
A impressão 3D no canteiro de obras também promete ser uma maneira de construir materiais de forma precisa, aumentando o desempenho da obra e aumentando a produtividade da construção civil.
Leia também: Impressora 3D cria objetos que se conectam ao wifi sem precisar de energia
Poder acessar do seu smartphone, ou seja, de qualquer lugar, registros fotográficos, as plantas atualizadas e as tarefas de cada colaborador é uma mão na roda para qualquer construtora. Para isso, existem plataformas de gerenciamento de projetos específicas para a construção civil.
Claro que é necessário investir para obter esses recursos e ferramentas tecnológicas a favor da produtividade na construção civil, mas por que não se atualizar e explorar novas alternativas para melhorar os seus resultados? Compartilhe abaixo insights e dificuldades encontradas na sua construtora ao implementar novos processos.