combater-o-mofo

Os fungos mancham tetos, trazem mau cheio para armários e estragam documentos, por isso precisam ser combatidos, desde a concepção de uma obra.

30 de maio de 2018


Com o inverno se aproximando é hora de atacar o mofo, um problema recorrente, especialmente em lugares com alta umidade de ar e onde chove com mais frequência.  Os fungos mancham tetos, trazem mau cheio para armários e estragam documentos, por isso precisam ser combatidos, desde a concepção de uma obra.

Mas como combater o mofo?

Ainda na fase de projeto, a obra deve ser planejada favorecendo a iluminação natural e cômodos arejados. Impermeabilizantes também podem ser aplicados na etapa da construção das fundações, de modo a impedir que a umidade do terreno passe para a edificação.

Para evitar ter de fazer a impermeabilização, é importante estar atento e observar os sintomas do mofo, como manchas, pontos negros, cinzentos, esverdeados ou marrons. Vazamentos hidráulicos ou de contato direto com o terreno, como muros de arrimo, além de fissuras ou trincas nas paredes, também devem estar no radar.

combater-o-mofo

Ventilação

Outro ponto importante é, sempre que possível e não estiver chovendo, manter as portas e janelas abertas para aumentar a ventilação dos espaços. Deve-se ter especial atenção com a cozinha e banheiro, que concentram mais umidade e, por isso, mofos e bolhas são mais frequentes. O uso de ventiladores e aparelhos desumidificadores é válido.

Cuidados com a mobília

A ação dos mofos vai além das paredes e chega também aos móveis. No caso de armários, o ideal é que sejam instalados com um certo espaçamento das paredes, para garantir a ventilação. Além disso, a instalação deve ser feita em paredes sem tubulação, onde a umidade pode passar para os móveis ou, pior, acabar furando o encanamento.

combater-o-mofo

Se for reformar, cuidado também com o mofo

Existem vários produtos com propriedades antimofo no mercado, como tintas, vernizes e argamassas especiais com maior poder de vedação.  Mesmo em superfícies onde os fungos já estão em estado avançado, é possível eliminar o mofo com a retirada do revestimento danificado, aplicação do impermeabilizante e restauração da parte afetada.

Em alguns casos, é necessário quebrar paredes para resolver o problema, daí a importância de contratar um profissional especializado para avaliar a origem do mofo e qual a medida mais indicada para cada caso.

Aproveite e confira agora os segredos para uma reforma sem traumas. Quem sabe você poderá, de uma só vez, combater o mofo e também renovar os ambientes com uma nova decoração.

Mais populares