Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Você já ouviu falar em Do It Yourself? O termo, de origem inglesa, que em tradução livre significa “faça você mesmo”, se tornou um nicho de mercado e de potencial investimento.
5 de janeiro de 2018
Você já ouviu falar em Do It Yourself? O termo, de origem inglesa, que em tradução livre significa “faça você mesmo”, se tornou um nicho de mercado e de potencial investimento. Principalmente para a construção civil, que pode crescer – e muito – com o DIY.
A origem deste movimento teve início durante a década de 1950 nos Estados Unidos, momento em que as pessoas buscavam maneiras de reformar a casa sem gastar muito dinheiro. A alternativa era criar e transformar colocando a mão na massa fazendo sua própria reforma.
Nos últimos anos, esse estilo de vida ganhou força com a instabilidade econômica mundial e a popularização da internet, para transformar itens da casa e objeto decorativos reutilizando coisas ou criando com itens de baixo custo.
Hoje, existem milhares de revistas, sites, blogs e canais no YouTube especializados em dicas e tutoriais de faça você mesmo, popularizando e facilitando o acesso a esse tipo de conteúdo.
Assim, as pessoas podem construir e fazer móveis, reformas e artigos decorativos sem precisar contratar alguém para fazê-lo. Uma alternativa econômica, além de ser muito ecológica.
Esse movimento tem atraído pessoas interessadas por motivos que vão além do dinheiro, como a oportunidade de fazer algo de autoria própria, ser um momento de terapia e descobrir algo novo. Por isso é tão importante para o mercado ficar de olho neste estilo de vida.
Se antes as empresas voltadas para construção civil tinham seu faturamento garantido porque os consumidores compravam o serviço completo, hoje elas precisam se adaptar e apostar no DIY de maneira inovadora.
Oferecer confiança e gerar valor através da sua marca é a nova maneira que as empresas estão encontrando para conquistar os clientes, que não buscam apenas o produto, mas um posicionamento da marca e o que ela agrega aos seus consumidores.
Veja algumas possibilidades e tendências para as empresas inovarem com neste setor.
Ofereça aos seus consumidores treinamentos on-line ou presenciais e ensine-os a fazer instalações de produtos.
Disponibilize vídeos com tutoriais sobre manutenção e reparo de equipamentos, com dicas e truques aos consumidores.
Ofereça o serviço de aluguel de máquinas e equipamentos. Com reparos ou criações pontuais, comprar alguns tipos de equipamentos pode ser um investimento muito alto para os consumidores. Você pode criar um novo modelo de negócio ao oferecer esses maquinários em formato de aluguel.
Com o crescimento do movimento DIY, invista em materiais e ferramentas que são itens-chave para o segmento e com boa rotatividade.
Contratar pessoas com grande influência digital para o seu tipo de consumidor ajuda a ampliar o alcance da sua marca. Essa é uma ação de grande impacto, desde que você conheça muito bem o que o seu público gosta de ver e consumir na internet ou nas mídias sociais.
Aproveite para promover sua marca com eventos voltados para este nicho, com workshops e feira de produtores artesanais. Faça parcerias e busque surpreender o seu público.
Gostou? Aproveite e leia este artigo com 8 fatores de sucesso no varejo de materiais de construção!