Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Presente na casa de todos os brasileiros, as tomadas e interruptores são essenciais para possibilitar a utilização de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, ligar e desligar lâmpadas.
15 de junho de 2018
Presente na casa de todos os brasileiros, as tomadas e interruptores são essenciais para possibilitar a utilização de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, ligar e desligar lâmpadas. Mas será que você conhece uma tomada completa?
São vários componentes que formam um produto simples, mas muito útil no nosso dia a dia. Por isso, resolvemos abrir uma tomada e mostrar todas as partes que compõe essa solução.
A tomada como ela é
Os interruptores e tomadas estão cada vez mais sofisticados. O design e a tecnologia tornaram-se os principais diferenciais, já que a qualidade é uma condição básica estabelecida pelo Inmetro.
Os interruptores podem ser simples, com comandos para controlar luminárias de um único local, paralelos para comandar luminárias de dois locais diferentes, ou intermediários, usados em conjunto com interruptor paralelo para controlar luminárias de vários locais diferentes.
Mas apesar das diversas funcionalidades, tecnologias e design, a estrutura de uma tomada completa é sempre a mesma: suporte, placa/espelho e módulo.
O suporte é a parte de trás da tomada, que é instalada na parede e fixada com parafusos. A placa, ou espelho, como também é chamado, é a peça que fica aparente, cobre o suporte e traz cor e personalidade à sua decoração. E os módulos são as “teclas” que são usadas.
Essas teclas podem ser para carregadores USB, cabo de TV, cabo de internet, ligar/desligar lâmpadas, dimmer, campainha e muitas outras opções. Para você ter uma ideia, são mais de 50 opções diferentes que você pode incluir no seu dia a dia e combinar com a sua necessidade. Para conhecer todos os módulos de tomadas e interruptores disponíveis no mercado, clique aqui.