Saber como fazer um projeto elétrico residencial é fundamental para que uma construção seja feita de modo a atender as necessidades do cliente. Confira aqui!

24 de novembro de 2022


Mesmo trabalhando na área, você já ficou em dúvida sobre como fazer um projeto elétrico residencial?

Isso é mais comum do que parece; por isso, existem orientações que podem ajudar o profissional a se planejar para esta etapa. Ou pode ser até que você, após formado, se depare pela primeira vez com esse desafio. Assim, precisa se preparar para a tarefa.

Por essa razão, vamos elencar alguns aspectos centrais para que você saiba como fazer um bom projeto.

Veja a seguir um pouco mais sobre o assunto e o que se deve dominar nessas horas.

O que é um projeto elétrico residencial?

Antes de mais nada, é muito importante definir o que é o projeto elétrico residencial e qual é a sua função em uma casa.

A denominação é o estudo que prevê todas as informações para que um sistema de energia seja instalado no local. Podendo incluir desenhos, gráficos, medidas e até os materiais previstos e suas quantidades.

Itens como:

  • Distância de tomadas
  • Quantidade de ligações e pontos de luz
  • Saídas de tomadas
  • Capacidade de funcionamento
  • Tensão

precisam estar adequadamente verificados e calculados para essa etapa.

Desse modo, o projeto elétrico residencial ajuda também no orçamento – já que é uma forma de garantir que todas as peças sejam adquiridas de maneira consciente e sem exageros. Igualmente, assegura que tudo seja feitodentro dos padrões de segurança.

Igualmente, assegura que tudo seja feitodentro dos padrões de segurança.

Por que é importante saber como fazer um projeto elétrico residencial?

Mais do que permitir que a energia elétrica funcione ali, o projeto elétrico residencial precisa ser pensado de modo a atender às necessidades daquela residência e de todas as pessoas que lá irão morar.

Se a casa não tiver sido desenhada para suportar sua demanda de uso, curtos-circuitos poderão ocorrer. Além disso, há possibilidade de sobrecarga da rede elétrica, ocasionando parada de equipamentos ao mesmo tempo (queda de disjuntores) e até danos a equipamentos e aparelhos.

Leia também: A importância de um projeto elétrico para um imóvel

Como fazer um bom projeto elétrico?

A primeira regra é investir em capacitação para saber como fazer um projeto elétrico residencial. Depois, vale seguir as seguintes ações:

Esteja atento às normas vigentes

Isso é muito importante, pois existem normas técnicas, como a NBR 5410, que estipulam as condições adequadas para instalações de baixa tensão. É geralmente o caso de pequenos estabelecimentos comerciais e das residências.

Procure consultar e estudar esses regimentos, garantindo que seu projeto atenda a elas na totalidade.

É importante também sempre se manter atualizado e ver se alguma dessas diretrizes sofreu atualização. A partir delas, os circuitos e os caminhos podem ser desenhados usando símbolos universais para que quem for executar possa seguir todas as diretrizes da obra.

Levante as necessidades da residência

Feito isso, converse com quem irá ocupar a residência para ver quais são as expectativas e estude a planta para entender como fazer um projeto elétrico residencial eficiente.

Veja quantos pontos de iluminação serão necessários, determinando local e altura de tomadas e interruptores, por exemplo.

Evite colocar esses pontos em localizações altas ou de difícil acesso, para tornar mais prática a rotina do morador. Outro aspecto a observar é a possível abertura de pontos em diferentes cômodos em um bom número, para evitar sobrecargas no dia a dia ou ligações improvisadas.

Atenção aos circuitos elétricos

Para saber como fazer um projeto elétrico residencial você deverá também calcular a área de cada espaço da casa e dimensionar bem os circuitos. Levante a potência total da instalação e divida de maneira adequada.

Identificando a área, você poderá analisar qual é a potência necessária em cada ponto de iluminação. A norma ABNT NBR 14039 (média tensão) e a ABNT NBR 5419 que falam sobre como garantir proteção rigorosa para as instalações também são de importante conhecimento.

Não se esqueça dos dispositivos de proteção

Além de todo o desenho e cálculo das potências, é preciso estar atento aos dispositivos de proteção.
Entre eles, como costuma ser de conhecimento desses profissionais, estão os fusíveis para proteger contra surtos elétricos, os disjuntores termomagnéticos e o interruptor diferencial residual (DR).

Embora o profissional que faça o projeto elétrico residencial nem sempre seja aquele que o executa, é importante ainda que esses materiais sejam todos de qualidade.

Por isso, determinar ao menos as especificações que eles devem ter é muito recomendado durante o trabalho. É preciso pensar nos mínimos detalhes para evitar erros no projeto elétrico de uma residência.

Foi possível compreender melhor o que observar na hora de como fazer um projeto elétrico residencial? Aproveite para baixar o nosso e-book e conhecer o passo a passo para isso.

Mais populares