Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Reforma já dá um trabalho danado, imagina então quando acontece algum erro e a obra não sai de acordo com o que você queria?
8 de novembro de 2018
Reforma já dá um trabalho danado, imagina então quando acontece algum erro e a obra não sai de acordo com o que você queria? É dor de cabeça na certa. Por isso, preparamos algumas dicas para você ficar atento e se tornar um expert na reforma de casas – mesmo que essa seja a sua primeira vez.
Pode sair mais caro, mas ter um projeto elaborado por um profissional da área faz toda a diferença, já que muita gente comete erros comuns ao planejar a reforma de casa por conta própria. Isso evita comprar móveis que não irão combinar com o revestimento das paredes, por exemplo, ou até mesmo esquecer de deixar um espaço mínimo para a circulação de pessoas.
Veja: O que não pode faltar em um projeto de arquitetura
Se você fez um bom planejamento com orçamento, saberá exatamente do que vai precisar e o quanto irá gastar. Essa medida impede gastos necessários, idas e vindas a lojas de construção e também problemas como a interrupção do serviço por conta da falta de material. Se faltar piso, por exemplo, a compra de uma nova caixa pode resultar em azulejos com tonalidades diferentes. Inclua sempre 10% a mais de material extra em seus cálculos, para compensar eventuais perdas.
Muita gente acaba esquecendo de planejar a parte invisível da reforma: pensar nos sistemas hidráulico e de energia. É preciso colocar no papel as suas reais necessidades, como a localização de tomadas e interruptores, a instalação de condicionadores de ar, de água quente…. Isso não pode ser decidido no final da reforma de casas!
Confira: O que você não pode esquecer em um projeto elétrico
Um dos principais problemas de quem reforma o piso é a espessura do contrapiso, que precisa ser conferida antes de receber os acabamentos. A falta de atenção pode causar problemas com o tamanho das portas, por exemplo.
Fuja das surpresas: faça o teste das cores das tintas pintando uma pequena área e observando o resultado sob a luz solar ou de lâmpadas. Os tons são compostos por vários pigmentos, que podem sofrer alterações de acordo com a exposição da parede à luz.
Busque referências, cheque portfólios e tenha certeza que os profissionais contratados estão alinhados com a sua expectativa. Se escolher profissionais autônomos, firme um contrato para garantir a execução do serviço da forma que você quer. Fiscalize você mesmo ou tenha alguém para supervisionar a obra, evitando ruídos de comunicação com os operários.
Precisa de mais informações sobre a execução de reformas? Preparamos um e-book exclusivo que conta os segredos para uma reforma sem traumas.