As lâmpadas de Led são as preferidas por diversos fatores: baixo consumo de energia, vida útil mais longa e menor impacto ambiental.

19 de janeiro de 2018


A indústria de iluminação, até pouco tempo, só produzia lâmpadas incandescentes, que consumiam muita energia e duravam um curto período de tempo. Gradativamente, esses produtos foram substituídos, e hoje as lâmpadas de LED (Light Emitting Diodes) são as preferidas por diversos fatores: baixo consumo de energia, vida útil mais longa e menor impacto ambiental.

O que são as lâmpadas de LED?

Os Light Emitting Diodes são componentes eletrônicos que geram luz com baixo consumo de energia. Ou seja, as lâmpadas de LED são mais econômicas porque ela gasta menos energia para gerar a mesma iluminação.

Benefícios das lâmpadas de LED

Elas podem durar, dependendo do modelo, pelo menos vinte e cinco vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e quatro vezes mais do que as fluorescentes compactas.

A garantia também é mais longa do que as das lâmpadas comuns. Sendo assim, caso o produto pare de funcionar ou tenha a sua eficiência luminosa reduzida dentro do prazo de garantia, o consumidor pode solicitar a sua substituição. Porém, para usufruir desse direito é preciso guardar a embalagem e a nota fiscal.

As lâmpadas de LED também geram menor risco para a saúde dos consumidores e para o meio ambiente, pois não contêm mercúrio e não emitem radiação ultravioleta e infravermelha (sendo mais confortável para os olhos). Podem, inclusive, ser descartadas em lixo comum.

lâmpadas de LED -2

Selo de Qualidade das lâmpadas de LED

Um assunto importante para o consumidor que compra lâmpadas de LED é a normatização da qualidade das lâmpadas com tecnologia LED, ou seja, precisam de um selo de certificação.

Segundo Alfredo Bomilcar, Engenheiro Eletricista e coordenador do Comitê Técnico da Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Produtos de Iluminação), em matéria no portal da própria Associação, as lâmpadas de LED de má qualidade podem trazer sérios riscos à segurança do consumidor.

Ele diz isso porque em agosto de 2017, o Inmetro suspendeu o registro de uma família de produtos LED depois de averiguar que causavam perturbações eletromagnéticas, e poderiam, em situações extremas, queimar aparelhos eletroeletrônicos e ocasionar curtos-circuitos na rede elétrica.

Por isso, as lâmpadas de LED devem ser certificadas, atendendo a requisitos mínimos com foco no desempenho energético, segurança elétrica e compatibilidade eletromagnética.

A certificação do Inmetro

lâmpadas de LED-3

A nova certificação sobre LED foi publicada pelo Inmetro em 2016, e somente em julho de 2017 acabou o prazo para comercialização de lâmpadas LED sem a certificação Inmetro. Mas os estabelecimentos cadastrados como micro e pequenas empresas terão prazo estendido até 17 de janeiro de 2018 para a adequação.

Como o consumidor não tem como diferenciar uma lâmpada LED de excelente qualidade e outra de péssima somente pela embalagem, vamos compartilhar as dicas que o Gustavo de Souza, especialista em iluminação, deu em entrevista à Revista Potência. Como não errar na compra de sua lâmpada LED:

– Lâmpadas com grande diferença de preço em relação à média praticada no comércio e de marcas desconhecidas podem deixar a desejar nos requisitos mínimos de qualidade;

– Ao comprar a lâmpada, o consumidor deve prestar atenção se ela possui a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) criada pelo Inmetro. Nela é possível verificar as características do produto, como a potência, eficiência luminosa, e o fluxo luminoso;

– Lâmpadas de LED de baixo padrão de qualidade podem até não queimar prematuramente, mas passar a funcionar com mais ou menos 70% da capacidade luminosa original em curto período de tempo, deixando o ambiente escuro. Observando esta variação, pode-se solicitar a troca no período de garantia;

– Guarde sempre a nota para que possa solicitar a substituição do produto durante o tempo de garantia.

Para evitar que marcas burlem o sistema de certificação brasileiro e sua má qualidade afete sistemas elétricos, denuncie! Caso você veja alguma irregularidade, o Inmetro recebe denúncias relacionadas a produtos regulamentados pelo Instituto por meio da Ouvidoria, pelo telefone 0800 285 1818 ou pelo formulário.

Mais populares