construção-civil-3

A construção civil no Brasil foi o setor da economia que apresentou maior queda em 2017. E a chegada do novo ano desperta expectativas para o setor, tanto de crescimento quanto de inovação.

23 de abril de 2018


A construção civil no Brasil foi o setor da economia que apresentou maior queda em 2017. E a chegada do novo ano desperta expectativas para o setor, tanto de crescimento quanto de inovação.

Especialistas afirmam que o que mais afetou a queda da construção civil no Brasil foi a redução na venda de imóveis e no número de obras públicas.

Esse ano, o cenário é otimista porque as taxas de juros caíram e melhoraram as condições de crédito. Também se percebe e se prevê para o ano todo um aquecimento do mercado imobiliário, com a recuperação da economia e do mercado de trabalho, devido ao aumento da confiança do brasileiro.

Tendências de mercado

Mas para o setor crescer, ele precisa acompanhar algumas mudanças do mercado e da sociedade e aí que entram as previsões de tendência para o setor neste ano de 2018.

Nós selecionamos o que consideramos os 5 destaques na construção civil e compartilhamos com você neste post.

Mulheres na construção civil

As mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço na cadeia da construção, sobretudo nos últimos 10 anos. Para se ter uma ideia, entre 2007 e 2009, a contratação feminina na indústria da construção aumentou em 44,5%.

Mesmo que a presença feminina na construção continue tímida, deve continuar crescendo.

construção-civil-3

Serviços agregados

Muitas construtoras e imobiliárias finalizam o relacionamento com o cliente logo depois do fechamento do negócio e perdem uma grande oportunidade de fidelizar esse cliente.

Pequenos agrados causam um forte impacto positivo, como explicar funcionalidades do imóvel, dar dicas de reforma ou indicar serviço de decoração. São ações como essas que satisfazem o comprador e o fazem procurar ou cogitar o mesmo corretor ou empresa para uma próxima compra.

E-learning na indústria da construção

De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) junto da CBIC, 74% das empresas do setor sofrem com o problema de mão de obra pouco qualificada.

Os cursos de Educação a Distância vêm para suprir a falta de preparo. Com horários mais flexíveis, a possibilidade de haver mais procura por essas formações deve ser maior.

Pequenos negócios em crescimento

O crescimento de empresas de pequeno e médio porte estão dentre as principais tendências da construção civil para 2018.

De acordo com outra pesquisa realizada pelo Sebrae, os pequenos negócios representam 27% do PIB nacional e garantem 52% dos empregos.

construção-civil-3

Construção Lean

A ideia aqui é de fazer cada coisa no seu devido momento. A produção, o transporte de materiais e as ferramentas a serem compradas devem entrar num fluxo onde acontecem no momento certo, sem deixar “sobras”.

Afinal, estoque é dinheiro parado e o Sistema Lean de produção é uma filosofia de gestão focada na redução de desperdícios.

Preparado para mais um ano de muito trabalho? Fique de olho nas tendências e implante as ações que fizerem sentido para o seu negócio. E falando em trabalho, confira 4 métodos para reduzir os custos da sua obra.

Mais populares