quarto-de-estudo

Ter um espaço exclusivo para estudar em casa faz toda a diferença para quem quer alcançar o máximo possível de qualidade no aprendizado.

5 de março de 2019


Ter um espaço exclusivo para estudar em casa faz toda a diferença para quem quer alcançar o máximo possível de qualidade no aprendizado. Em um quarto de estudo, fatores como iluminação, ventilação, cores e ruídos podem ter mais influência sobre o rendimento das atividades, do que o próprio tempo que é reservado para se dedicar à leitura e resolução de exercícios.

Por isso, ter um lugar especial para mergulhar nos livros e apostilas é essencial. Se você está pensando em preparar um cantinho para estudar, precisa levar em consideração detalhes como o tipo de iluminação, o excesso de objetos e o conforto.

Esses cuidados evitam que o cansaço, junto com a fadiga e a inquietação, interfira na concentração e produtividade.

Saiba mais: A iluminação e sua produtividade

Embora existam diferentes perfis – algumas pessoas não se concentram com barulho, outras se incomodam com o silêncio absoluto – há alguns pontos em comum que costumam funcionar bem para todos. Por isso, selecionamos 10 dicas essenciais para montar um quarto de estudo estimulante. Vamos lá:

1.Corredores e cômodos como sala ou cozinha, onde há passagens de pessoas, não são ideais para abrigar quem deseja estudar. Evite-os, se for possível, e escolha um espaço mais tranquilo.

2.Se não houver um escritório, você pode montar um local para estudos no quarto de dormir ou em espaços desocupados, como o vão de uma escada.

3. A escrivaninha pode ser em formato de mesa ou bancada, e deve ser instalada em uma altura cômoda. Para adultos, a média é de 80 cm, mas pode variar de 70 cm a 95 cm, conforme a altura do usuário. Os cotovelos e antebraços precisam ficar retos sobre a mesa. A profundidade ideal é de 50 cm.

4.Dispense o excesso de decoração na mesa ou escrivaninha que escolher. Muitos objetos ao alcance do olhar podem ser distração fácil. Por esse mesmo motivo, instale a bancada na direção contrária à da televisão, se houver.

5. Mantenha os eletrônicos distantes do espaço de estudos! Eles são a isca perfeita para distrações. Smartphones e computadores só devem ser acessados se forem necessários para a atividade que está sendo desenvolvida.

6.A cadeira precisa ser confortável para ajudar a manter a postura por horas a fio. O modelo deve ter regulagem de assento e de encosto, de preferência apoiando completamente as costas. A presença de braços para descanso é indispensável para quem usa bastante o computador. Cuidado com as cadeiras com rodízios: elas são inadequadas para crianças menores de 10 anos e podem acabar estragando o piso do seu quarto de estudo.

7.Para manter o local de estudo organizado, instale nichos e gavetas para guardar livros, cadernos, apostilas e estojo. Deixe tudo acessível e ao alcance das mãos, para que não seja necessário interromper os estudos para buscar algo.

8. Ficheiros, pastas e caixas organizacionais também são ótimos para deixar as anotações em ordem e à mão quando for necessário rever algum conteúdo. Faça etiquetas e separe esse material por tema, matéria ou época (bimestre/semestre).

9.Atenção à iluminação! Luminárias ou abajures de mesa são ótimas escolhas para iluminar diretamente o material de estudos. Esqueça as lâmpadas amarelas: elas trazem a ideia de conforto e podem deixar o estudante sonolento.

10. Por último, mantenha a limpeza em dia! A gente já contou aqui que a desorganização pode prejudicar a concentração e causar estresse crônico. Por isso, evite a bagunça e bons estudos!

Mais populares