art-déco

Chique e romântico – não há adjetivos melhores para descrever a art déco, movimento que invadiu o mundo das artes na década de 20.

26 de novembro de 2018


Chique e romântico – não há adjetivos melhores para descrever a art déco, movimento que invadiu o mundo das artes na década de 20. Também, pudera: ele surgiu na França, reduto da elegância e do glamour, duas das principais características presentes neste estilo que redefiniu o que era luxo na época.

Projetada e adotada pela burguesia, a art déco adicionou ingredientes de outros movimentos como o cubismo e a art noveau. Quase 100 anos após o seu surgimento, ela volta a se tornar tendência, sendo incluída na decoração contemporânea como um ponto de charme. A seguir, vamos mostrar como ela pode fazer parte da decoração de forma sutil, sem que seu ambiente pareça um cenário de filme antigo. Vamos lá?

A riqueza dos materiais 

Influente nas artes plásticas, na arquitetura, no cinema e na moda, é exatamente nos móveis que a art déco fica mais evidente. Para reconhecê-la, preste atenção nos detalhes: formas geométricas ousadas, linhas circulares ou retas estilizadas, design abstrato e peças com detalhes ricos.

Os materiais utilizados na produção dos móveis e objetos são um dos principais elementos do estilo art déco e responsáveis por todo o luxo que significou esse estilo. O uso de madeira maciça dos tipos nobres, pedras, ferro e tecidos luxuosos, sem estampas, são recorrentes.

Aço inoxidável, espelhos, cromo, vidro, madeiras e peles exóticas também estão presentes nas peças. Por seus traços bem marcantes, o recomendado é adotá-lo em pequenas doses, deixando-o como apenas um detalhe. Como na imagem abaixo que revela um dos clássicos da art déco: a chaise longue.

art-déco-2

Aposte nos acessórios para evidenciar a art déco

Investir nos objetos decorativos garantem um toque de personalidade sem pesar tanto o ambiente. Nos abajures, a presença da figura feminina evidencia o estilo.

art-déco-3

No quarto, a cama de metal dá um toque vintage ao lar.

art-déco-4

As franjas na luminária de teto também são um dos símbolos principais do movimento.

art-déco-5

Com cuidado, é possível adicionar traços déco por toda a casa – além dos móveis e de itens como as luminárias que mostramos aqui, você pode incluir esse estilo nos metais do banheiro, em espelhos, penteadeiras, buffets, poltronas para o escritório, janelas e portas, estilizando seu lar nesse movimento referenciado mundo afora.

Mais populares