Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
O cultivo de hortas em vasos tem sido uma solução para quem não dispõe de uma área externa com terra para plantar.
22 de fevereiro de 2019
O cultivo de hortas em vasos tem sido uma solução para quem não dispõe de uma área externa com terra para plantar, situação bastante comum com os apartamentos e casas sendo projetados em tamanhos cada vez mais reduzidos.
Por isso, preparamos uma seleção de dicas para quem quer ter o luxo de poder colher o próprio tempero fresquinho para o jantar ou uma erva aromática para um chá digestivo. Mãos à obra!
Compactas, as hortas em vasos são mais práticas de cuidar. O controle de ervas daninhas, diferentes de um terreno grande, pode ser feito de maneira menos trabalhosa e mais eficaz. Também é possível mover os vasos de lugar, permitindo controle da incidência de luz solar e da chuva.
Saiba mais: Como fazer uma decoração funcional
A escolha dos vasos vai depender das espécies que você gostaria de plantar. Ervas e temperos podem ser cultivadas em vasinhos pequenos e até improvisados, como latas reutilizáveis. Fica super cool!
Plantas com raízes profundas, como as cenouras, precisam de ao menos 60 cm de terra para se desenvolverem. As jardineiras costumam ser mais baixas, com até 40 cm de profundidade, e podem receber culturas de alfaces, acelga e raízes mais curtas, como a beterraba.
Escolha recipientes que façam o escoamento do excesso de água, para evitar que a planta fique encharcada e acabe morrendo.
Saiba mais: 5 tipos de plantas que vão ajudar você a dormir melhor
Antes de decidir quais espécies irá plantar, faça uma pesquisa para saber se sua casa poderá atender a todas as necessidades da planta. Fique atento:
– Escolha o local da casa ou apartamento que receba luz solar por pelo menos 4 horas diárias para montar sua horta. Os melhores horários são no início da manhã ou final da tarde, quando o sol é mais ameno.
– Regue religiosamente sua horta, de acordo com a necessidade de cada hortaliça. Prefira regar as plantas quando sol estiver mais brando, evitando que a água cozinhe as folhas com o calor ou que a evaporação prejudique a absorção necessária.
– Adube ao menos duas vezes por ano. Você pode, inclusive, fazer seu próprio fertilizante sem química, utilizando restos de comida. A casca de ovo moída é um excelente adubo e a borra do café ajuda a manter as formigas à distância.
– Identifique cada espécie plantada com plaquinhas ou etiquetas aplicadas no vaso ou na própria plantinha.
– Fique atento à época de semeadura de cada espécie! Embora algumas, como o alface, possam ser plantadas durante o ano todo, outras precisam da época ideal para germinarem – caso do tomate, que deve ser semeado entre abril e junho.
– Folhas secas e amareladas devem ser retiradas e a terra precisa ser revolvida a cada três meses.
– A horta em vaso dura cerca de 6 meses. Após esse período, substitua a espécie plantada em cada vaso para que não ocorra o esgotamento dos nutrientes do solo.
Plantar em casa é uma atividade relaxante e, com as hortas em vasos, além de comer mais saudável você também decora o ambiente e garante uma conexão maior com a natureza, tendência do design de interiores para 2019.