A sustentabilidade é uma ideia que vem se tornando cada vez mais necessária e urgente.

23 de junho de 2020


A sustentabilidade é uma ideia que vem se tornando cada vez mais necessária e urgente. Hoje, muitos arquitetos e decoradores já vêm adotando práticas para preservar a natureza e reduzir os impactos ambientais. E você também pode fazer isso por meio da decoração sustentável.

Com criatividade, simples atitudes e boas ideias, é possível garantir muita beleza, estilo e conforto na sua casa, sem prejudicar o meio ambiente.

Quer saber como? A seguir, explicamos melhor sobre esse conceito e mostramos dicas inspiradoras para você aplicar a decoração sustentável. Confira!

Decoração sustentável entenda o que é e inspire-se-2

O que é a decoração sustentável?

O conceito da decoração sustentável – assim como da construção sustentável e da arquitetura sustentável – tem como base a teoria dos 3 Rs, isto é:

  1. Reduzir;
  2. Reutilizar;
  3. Reciclar.

Com base nisso, podemos perceber que a decoração sustentável vai muito além da reciclagem com garrafas pet, pallets ou outros materiais que geralmente são jogados fora.

A decoração sustentável faz parte de um estilo de vida que visa trazer mais qualidade para todos por meio de ações que protegem o planeta e as gerações futuras.

Sendo assim, além das ideias criativas de reciclagem e reaproveitamento de materiais, a decoração sustentável também engloba a conscientização. Ou seja, compras mais conscientes, consumo racional dos recursos naturais, substituição de materiais poluentes por materiais ecológicos e demais ações sustentáveis.

Quer apostar nessa ideia e começar a aplicar em sua casa? Então, saiba que, unindo sustentabilidade e economia, é possível criar ambientes incríveis. Inspire-se nas dicas abaixo que separamos para você!

Decoração sustentável entenda o que é e inspire-se-3

3 dicas e inspirações para ter uma decoração sustentável

1 – Faça você mesmo: crie diferentes usos para objetos

Uma das grandes aliadas da decoração sustentável é a criatividade. Conciliando boas ideias com os conceitos de reciclagem e reutilização, você pode criar inúmeras peças autênticas, exclusivas e, quem sabe, feitas por você mesmo.

Então, antes de jogar alguma coisa no lixo, pense duas vezes. Aquilo pode ser útil de alguma forma? Pode compor a minha decoração? Com criatividade, você pode dar novas utilidades para objetos velhos ou sem uso.

Veja alguns exemplos!

  • Pinte latinhas de alumínio ou coloque papéis adesivos coloridos, transformando-as em porta-lápis para o seu escritório;
  • Use garrafas de bebidas para colocar flores e decorar mesas, sala de estar ou seu quarto;
  • Reaproveite vidros ou latas como suporte de velas, dando mais conforto e charme aos ambientes;
  • Aproveite caixotes de madeira das feiras para utilizá-las como caixas organizadoras, porta-livros ou até mesmo nichos de parede;
  • Aposte nos famosos pallets e use-os como sofá, mesa, banquinhos, cama ou cabeceira;
  • Pegue aquela escada que você não utiliza, pinte e use como prateleira para apoiar objetos.

2 – Seja consciente: invista nas compras sustentáveis

Quer comprar uma peça decorativa para sua casa? Então que tal unir o estilo vintage à decoração sustentável?

Em muitos brechós e bazares, você pode encontrar móveis, telefones, vitrolas ou eletrodomésticos antigos que vão dar um toque especial para o seu décor. Assim, você evita comprar novos objetos feitos de materiais que agridem o meio ambiente.

Mas, caso você prefira comprar os novos, aposte na compra consciente e sustentável. Ao comprar um móvel de madeira, por exemplo, dê preferência às marcas que utilizam material de reflorestamento, ou seja, de florestas plantadas com a finalidade de serem extraídas.

Outra opção é utilizar materiais sustentáveis, como fibra natural. Para cortinas, almofadas e demais tipos de estofado, prefira os tecidos naturais, como o algodão ou linho.

Na hora de pintar a casa, lembre-se também de escolher uma tinta ecológica, como aquelas feitas à base de terra ou com cal.

Você também pode substituir materiais e ficar atento na hora das compras. Em vez de materiais de plástico, por exemplo, prefira os biodegradáveis e com menor impacto ambiental.

Outra opção é trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou as de LED, que consomem menos energia.

3 – Tenha uma casa inteligente: beneficie-se da automação residencial

Você acha que tecnologia e natureza não combinam? Pois então está na hora de mudar de ideia!

A automação residencial, também chamada de casas inteligentes, traz muitos benefícios para os moradores. E um deles é a economia de água e energia.

Com a Internet das Coisas, é possível aliar a automação à decoração sustentável, por meio de funcionalidades como:

  • Controle remoto das luzes da casa;
  • Sistemas que apagam as luzes automaticamente em ambientes vazios;
  • Controle automatizado da intensidade de eletrodomésticos, como geladeira e ar-condicionado;
  • Monitoramento e controle da água;
  • Bloqueio de vazamentos de água para evitar desperdícios.

Gostou de conhecer sobre a decoração sustentável? Para mais dicas e inspirações para o seu lar, acompanhe o nosso Pinterest!

Mais populares