Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Existem diversos tipos de iluminação para jardim. Conheça os principais, veja inspirações e saiba como escolher o ideal para a sua casa clicando aqui.
6 de maio de 2022
A iluminação, quando bem pensada e planejada, tem o poder de deixar qualquer quintal ainda mais belo e diferenciado. Ela pode ser utilizada como um toque decorativo durante o dia e trazer mais segurança e paisagismo diferenciado quando o sol se pôr.
Com esse toque a mais, o seu espaço externo fica muito convidativo, sendo possível até realizar eventos ao ar livre no período noturno.
Quer conhecer quais são os tipos de iluminação para jardim e saber como escolher a melhor opção para o seu? Então, continue a leitura!
Leia também: O que é Concreto Estampado e como ele é feito.
Existem vários tipos de iluminação para jardim, mas, na hora da escolha, é preciso levar em consideração o estilo do paisagismo e a luminosidade que se pretende obter.
Entre os principais tipos, podemos citar:
Este modelo traz ao local um toque delicado e vintage com seu brilho difuso. A sua coluna pode ser média ou alta, ficando entre 1,80 e 2,50 m. Os postes podem ter diferentes estilos, materiais, sendo alguns deles até sustentáveis.
Os cordões de luz, muitas vezes também vistos como pisca-pisca, são bem variáveis. Existem modelos, cores e tamanhos que são escolhidos de acordo com o gosto de cada pessoa.
A forma de usá-los também é diversificada, podem ser colocados em troncos de árvores, arbustos, entre paredes ou ganchos e até envolto em colunas.
Esta opção é muito famosa justamente pela sua variedade e pelo excelente custo-benefício.
Este tipo de iluminação para jardim geralmente é utilizado de modo mais discreto e tem como objetivo oferecer mais segurança. Isso porque os balizadores são feitos para iluminar e indicar um caminho, sinalizando degraus, escadas ou outros elementos no chão.
Eles podem ser colocados tanto no piso quanto nas paredes.
Este modelo é feito para direcionar o seu olhar e destacar algum local do seu jardim. A sua função é decorativa, e normalmente as luminárias são colocadas em áreas que possuem forrações, pedriscos ou solo aparente.
A sua principal característica é a facilidade de instalação, pois é preciso apenas “espetar” a luminária no chão.
Os refletores são muito conhecidos pela sua iluminação forte e focada e podem ser utilizados em diversos ambientes.
Nos jardins, são normalmente postos no chão com sua luz voltada para cima. São ideais para destacar objetos como estátuas, árvores, vasos ou arbustos.
É recomendado já incluir este método no projeto da sua casa quando este ainda estiver em execução. Isso porque a sua instalação necessita de um planejamento, já que é preciso fazer pequenas cavas no chão para implantar a luminária.
São utilizados para fazer a iluminação de corredores ou caminhos e são muito resistentes e duradouros. Eles dão um toque mais sofisticado e moderno ao seu quintal.
As arandelas são luminárias que ficam fixadas nas paredes e fornecem uma iluminação vertical mais suave e indireta.
São ótimas para dar um toque a mais ao local, deixando-o mais aconchegante e confortável.
Este tipo é utilizado para clarear o local de forma geral. Ou seja, as luminárias são distribuídas por toda a extensão do espaço fazendo com que o ambiente fique facilmente iluminado com as suas luzes fortes e difusas.
Elas podem ser colocadas na grama, na terra, no piso e nos canteiros.
Muitas casas também possuem piscinas, fontes ou cascatas nos seus jardins, e esses locais também podem ser clareados.
As luminárias subaquáticas são instaladas para criar uma atmosfera de impacto destacando o visual da água. Mas lembre-se: é necessário ter cuidado com o projeto elétrico de áreas externas.
Esta é uma opção bem diversificada, já que as lanternas podem ser fixadas ou não no ambiente. As lanternas são muito utilizadas para dar um toque aconchegante ao jardim e destacar árvores, pergolados e até o chão.
Por não precisarem de conexão com a rede elétrica, há muito mais facilidade de redecorar o local.
Leia também: Saiba como fazer um jardim de inverno.
A iluminação para jardim, como já foi dito, pode ser utilizada para destacar locais ou objetos, sinalizar caminhos ou corredores, decorar o ambiente ou deixá-lo mais aconchegante.
Os tipos de luzes são variados, tanto em tamanho como em intensidade e coloração. Além disso, podem ser dispostas nos tetos, nas paredes, no chão ou nos objetos. Para saber qual delas escolher, você precisa entender a sua intenção.
De modo geral, não há muita dificuldade para decidir qual tipo instalar na sua casa. Isso irá de acordo com o seu gosto, desejo e orçamento.
Quer se manter sempre inspirado e acompanhar todas as tendências do universo de decoração? Então siga a WEG no Instagram e no Pinterest para se manter atualizado.