Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
A preocupação mundial com o meio ambiente faz as pessoas se reinventarem e criarem novas possibilidades sustentáveis – até no ramo da decoração.
3 de agosto de 2018
Uma forte tendência na área de móveis é o upcycling, que é a reutilização de materiais naturais ou reciclados. A preocupação mundial com o meio ambiente faz as pessoas se reinventarem e criarem novas possibilidades sustentáveis – até no ramo da decoração.
Por meio do upcycling de materiais como madeira e plástico, por exemplo, é possível criar peças de estilo e bom gosto, sem agredir a natureza. Além do benefício para o meio ambiente, os mobiliários também incorporam beleza e um toque moderno a espaços externos ou internos de casas e apartamentos.
Até porque, reutilizar não quer dizer necessariamente economizar. Dependendo do que você pensa em fazer, o móvel ecológico pode sair caro. Afinal, serviços manuais e artesanais são trabalhosos, mas em contrapartida possuem uma vida útil maior e consomem menos energia ao longo do processo de produção.
Você pode fazer móveis utilitários ou de decoração através do upcycling de materiais antigos, abandonados, doados ou encontrados por um preço baratinho em lojas de móveis usados. Há diversas técnicas que podem ser aplicadas, como lixamento, pintura, texturas e criação de objetos com apenas algumas peças e muita criatividade.
Veja alguns exemplos abaixo para se inspirar e entender como o upcycling pode ser uma boa alternativa para reformar ou dar uma cara nova a ambientes com um ar mais rústico.
Que tal pegar um pedaço de madeira, um fundo de armário ou uma placa esquecida no canto, pintar, dar uma cara nova, personalizar e fazer furos simétricos ou assimétricos para usar como porta-treco? Ele pode decorar seu hall de entrada, organizar seu quarto ou home office.
Uma cadeira antiga de madeira pode ganhar uma nova vida. Para criar tal efeito basta lixar o material de forma suave. Esse efeito mais deteriorado está super em alta.
O plástico também pode ser reutilizado. É estranho, mas a garrafa pet pode ser usada como vaso de planta na sua horta vertical! Basta guardar ou recolher algumas garrafas, higienizá-las, fazer o corte necessário (na vertical ou horizontal) e dar muito amor e carinho para suas plantinhas.
O caixote de madeira é uma alternativa fascinante para quem gosta de elementos criativos, diante das inúmeras possibilidades de transformação. Para quem quer economizar tempo ou não tem talento para trabalho artesanal, basta lixar, pintar e colocar uma almofada ou vidro em cima que ele se transforma em mesa, puff, sofá e até base de cama.
Uma simples mão de tinta pode ser a chave para a reutilização de materiais antigos, como é o caso dessa mesinha. A ideia é simples, prática e com ótimo resultado visual.
Para ver mais dicas de decoração sustentável ou não, veja aqui! Temos uma vasta lista de conteúdos que abordam esse tema e vão sanar suas dúvidas e te inspirar a renovar ambientes investindo mais ou menos dinheiro.