Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Comunicação entre marca e cliente: essa talvez seja a definição mais clara que pode ser feita quando falamos em merchandising.
23 de julho de 2019
Comunicação entre marca e cliente: essa talvez seja a definição mais clara que pode ser feita quando falamos em merchandising, técnica do marketing que busca a melhor forma de apresentar um produto ao mercado. Bem feito, ele pode aumentar as vendas em cerca de 500% – e é exatamente por isso que você não pode deixar de aplicar um bom merchandising no ponto de vendas.
Se for bem desenvolvido, o merchandising no PDV pode trazer os seguintes resultados para a marca:
-> Vender mais e melhor
-> Aumentar o número de clientes
-> Reforçar o prestígio da marca
-> Melhorar a exposição dos produtos no ponto de venda
-> Aumentar o número de comprar por impulso
-> Reduzir custos: quanto mais fatores de decisão (marca, características, etc.) o consumidor tiver em mente, mais econômica será a ação
Como aplicar da melhor forma o merchandising no ponto de vendas
Para que funcione e dê o resultado esperado, é preciso levar em consideração pontos como a localização do produto, a organização e a iluminação, que devem ser sempre as melhores possíveis.
Esses itens devem funcionar como uma ajuda ao cliente, fazendo com que ele decida pela compra sem sentir que o produto foi empurrado até ele.
O atendimento também é um dos fatores principais que contribuem para o fechamento de uma venda. Se mal feito, ele anula as etapas anteriores. Por isso, entre as estratégias de um merchandising de sucesso, está o treinamento da equipe de vendedores da loja.
Dicas práticas para melhorar suas vendas com o merchandising
Ter o PDV sempre bonito e organizado é imprescindível para conquistar o cliente. No momento da compra, a visão é o sentido responsável pelo processo de escolha, pois é o primeiro estímulo que faz o cliente reagir ao produto.
Em média, o consumidor demora 15 segundos entre a parada na frente da gôndola, a procura pelo produto e a verificação do preço. A decisão pelo produto em si demora, em média, 5 segundos.
Nosso campo de visão pode ser dividido em quatro setores, representados pelos níveis de 1 a 4:
Nível 1
Também chamado de “altura dos olhos”, compreende a faixa entre 1,20 m e 1,80 m. Nesse nível, você deve otimizar a exposição.
Nível 2
Vai do chão até 1,20 metros. Nesse espaço é interessante colocar produtos que façam parte do setor, mas que não necessariamente precisam estar expostos em evidência
Nível 3
Nesse espaço é recomendado exibir principalmente a sinalização ou comunicação visual.
Nível 4
É o chão propriamente dito. Dificilmente se utiliza este espaço para informações, mas alguns casos são bem sucedidos, como as “patinhas” de coelho encontradas em supermercados em época de Páscoa.
Conheça o ponto de venda
A loja tem um papel fundamental na venda de um produto. Se o cliente precisa realizar uma compra, mas não manifesta o desejo de entrar no ponto de venda, ele certamente optará por um concorrente com maior poder de atração. A loja é um local onde o cliente deve se sentir bem. Lembre-se:
– O ambiente deve ser agradável, com bom fluxo, produtos à vista e à disposição nas gôndolas.
– A loja ainda deve contar com profissionais preparados, gentis e conhecedores do cliente.
– É preciso conhecer o produto para vendê-lo da maneira adequada. No PDV, materiais como catálogos, folders e outros informativos podem ajudá-lo nesta função.
– Uma loja atraente é uma peça-chave na hora da venda, afinal a decisão da compra geralmente é realizada no PDV.
– Na hora da venda, os dois pontos acima são de extrema importância para garantir um resultado positivo. Tenha sempre em mente que ao cuidar da marca da loja você estará contribuindo para o sucesso dela!
O merchandising no ponto de vendas coloca o produto certo no local certo, no momento certo, com o preço certo e a exposição adequada. Ele é o conjunto de esforços destinados a valorizar o produto aos olhos do consumidor, com o objetivo de estimular as vendas no local de exposição.
Leia também:
+ 8 erros comuns na gestão do varejo
+ Produtos que podem revolucionar o mercado da construção civil
+ 8 fatores de sucesso no varejo dos materiais de construção