carros-elétricos

Nós já falamos aqui sobre as expectativas e possibilidades dos carros elétricos e agora, temos previsões que apontam que até 2040 metade dos carros novos no mundo serão movidos a energia.

23 de julho de 2018


Nós já falamos aqui sobre as expectativas e possibilidades dos carros elétricos e agora, temos previsões que apontam que até 2040 metade dos carros novos no mundo serão movidos a energia.

Apesar de ainda ser insuficiente a disponibilidade de pontos de recarga, o número de carros elétricos pelo mundo está crescendo rapidamente. Para você ter uma ideia, no início deste ano, a frota mundial de carros elétricos chegou a 3,2 milhões de veículos – o que representa um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Centro de Pesquisa em Energia Solar e Hidrogênio de Baden-Württemberg (ZSW), na Alemanha.

Ou seja, não é difícil de imaginar que daqui a 20 anos, 50% da frota mundial seja de carros elétricos, mesmo que estamos falando de um total de mais de 1 bilhão e 200 milhões de carros circulando ao redor do planeta atualmente.

Mas essa não é apenas uma realidade a curto prazo para a Europa. Aqui no Brasil, essa tecnologia também já está em fase de teste e implantação. Aos poucos, os carros elétricos e outros meios de transporte vão ganhando espaço, ao passo que as dúvidas recorrentes dos consumidores vão sendo esclarecidas e a estrutura elétrica vai sendo estabelecida.

Olha só como esse cenário está cada vez mais próximo do nosso dia a dia:

Ônibus elétrico

O primeiro case foi apresentado no 12º Salão Latino Americano de Veículos Elétricos: um ônibus 100% elétrico para fazer o transporte de alunos, professores e funcionários da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis/SC.

A emissão zero de poluentes é apenas uma das vantagens. O sistema de tração, que permite seu funcionamento, desenvolvido pela WEG, é o primeiro a fornecer a possibilidade de recarga em estação de energia solar.

E-delivery da VW

Depois do ônibus veio o caminhão. A WEG S.A. fez parceria com a MAN Latin America e desenvolveu o primeiro caminhão leve 100% elétrico do Brasil. Com foco no uso urbano, o caminhão elétrico brasileiro é dedicado à entrega de encomendas nas cidades e para isso, possui emissão zero e nível de ruído extremamente baixo. O caminhão elétrico tem autonomia de até 200 km e a sua recarga rápida (30% da carga) é feita em 15 minutos e a lenta (100% da carga) em apenas 3 horas.

Recarga dos carros elétricos

Um dos grandes desafios é recarregar as baterias dos veículos elétricos rapidamente, condição que exige carregadores rápidos que demandam grande potência da rede de distribuição elétrica, que não está preparada para suportar a implantação desta infraestrutura sem alterações no seu dimensionamento.

Para resolver este desafio e pensando no potencial deste mercado, a WEG desenvolveu o sistema de armazenamento de energia com baterias de íons de lítio ESSW – Energy Storage System WEG. Ele é uma estação de recarga rápida de veículos elétricos instalada e em operação no pátio da Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), na UFSC, bairro Trindade.

Aos poucos, a tecnologia vai sendo estruturada para fazer parte do nosso dia a dia, e vamos substituindo velhos hábitos por outros mais saudáveis e sustentáveis, pensando num futuro com menos impacto ambiental.

Falando em futuro, você viu que pesquisadores desenvolveram um vidro capaz de converter energia solar em elétrica? Pois é, mais uma invenção para potencializar o uso de energias renováveis no mundo. E assim, tudo se encaminha para a ampliação da frota de carros elétricos no mundo.

Mais populares