Como dimensionar o disjuntor e quais são as suas características?
Saber como dimensionar o disjuntor é essencial para garantir a segurança da rede elétrica. Veja como realizar essa etapa da melhor maneira.
Os Negócios de Impacto Social são empreendimentos que oferecem soluções para problemas sociais e/ou ambientais, buscando a sustentabilidade.
14 de fevereiro de 2018
Os Negócios de Impacto Social ou NIS, são empreendimentos que oferecem, de forma intencional, soluções para problemas sociais e/ou ambientais, buscando a sustentabilidade a partir do equilíbrio entre os objetivos financeiros, ambientais e sociais.
Os NIS são construídos a partir de uma perspectiva inovadora, que integra novas tecnologias e abordagens à mobilização e ao engajamento dos diversos setores impactados pela proposta de valor. Portanto, além de ser viável economicamente, um negócio de impacto social existe para buscar soluções sociais.
Dentre suas principais características estão:
– a venda de produtos ou serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda;
– ser capaz de sustentar financeiramente a empresa, de forma que ela não dependa de doações ou captação de recursos para suas operações;
– apresentar inovação no modelo de negócio;
– ter potencial para alcançar escala e operar de maneira eficiente;
– se comprometer em melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda
Não existe um inventor para o conceito, mas especialistas afirmam que foi Muhammed Yunus, economista e banqueiro fundador do Grameen Bank, em Bangali, e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006, quem cunhou o termo. Os NIS surgiram a partir das décadas de 1970 e 1980, principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra. No Brasil, o movimento começou a ganhar espaço há cerca de cinco anos e tem sido impulsionado pela atuação de incubadoras especializadas e pelas frequentes crises financeiras.
Como o próprio nome já diz, os Negócios de Impacto Social geram impactos positivos na sociedade, principalmente porque incluem grupos de baixa renda na cadeia produtiva de valor, ofertando produtos e serviços de qualidade e com preços acessíveis, gerando oportunidades iguais.
Isso pode ser bem mensurável principalmente na construção civil, onde o projeto Bem Morar é um belo exemplo. O projeto oferece cursos e qualificação na área de construção civil, possui uma fábrica de tijolos, produzidos com menor impacto ambiental, assessora equipes de arquitetos na elaboração de projetos e ainda fornece crédito para obras e reformas. Tudo de maneira sustentável!
Viu? Os Negócios de Impacto Social são muito mais simples do que parecem e constituem-se numa grande tendência mundial. Afinal, eles conseguem aliar o lucro à sustentabilidade, mostrando que é possível conquistar o equilíbrio entre os dois.