A WEG, em parceria com a Junior Achievement, realizou no dia 26 de setembro, no pequeno teatro da Scar, a primeira formatura do programa Miniempresa em Jaraguá do Sul. 55 estudantes do 2º ano do Ensino Médio serão certificados pela execução das miniempresas: ECO-TAY-J S.A./E, especializada na fabricação de sacolas sustentáveis, e Lumiart S.A./E, fabricante de luminárias decorativas.

O projeto, apoiado pela WEG, levou aos estudantes a experiência prática em economia e negócios na organização e na operação de uma empresa. Além de conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, o programa apresenta ainda fundamentos da economia e da atividade empresarial pelo método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.

Desenvolvido nas escolas municipais Heleodoro Borges e Holando Marcelino Gonçalves, o programa foi acompanhado por 17 profissionais voluntários da WEG das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Ao todo foram 60 horas de atividades divididas em 15 semanas.

A WEG sempre apoiou programas de voluntariado. Nos últimos cinco anos a empresa já teve a participação de 250 voluntários e atendeu cerca 4.400 alunos da rede pública.

“A WEG investe em programas direcionados ao voluntariado por reconhecer o alto impacto na comunidade e a transformação de todas as partes envolvidas. Além de colaborar na educação de jovens, estamos desenvolvendo nossos colaboradores em aspectos de valorização, motivação e indiretamente no clima organizacional da empresa”, explica Hilton José da Veiga Faria, Diretor de RH.

O evento de formatura do programa Miniempresa será aberto ao público, no dia 26 de setembro, às 20h, no pequeno teatro da Scar.

Sobre a Junior Achievement

Criada em 1919, beneficia, anualmente, mais de 10 milhões de jovens em 121 países. Trata-se de uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho

O programa Miniempresa chegou ao Brasil em 1984 e, hoje, já está presente em todos os Estados, tendo beneficiado mais de um milhão de jovens desde a sua fundação. Em Jaraguá do Sul esta foi a primeira edição do projeto.